Torne o Windows Vista mais leve e agradável para trabalhar

2 min de leitura
Imagem de: Torne o Windows Vista mais leve e agradável para trabalhar

Hoje, ao comprar um computador, é comum encontrar computadores com Windows Vista ou Linux já instalados. Mas nem todos os usuários conseguem se adaptar com facilidade a novos Sistemas Operacionais. O que fazer?

É possível alterar algumas configurações para que você deixe o Windows Vista mais rápido e sinta-se mais confortável ao utilizar este sistema. Confira abaixo como fazer.

O retorno da Ampulheta

Acesse as opções de personalização.Se você sente falta da ampulhetinha do Windows XP no cursor do mouse, saiba que é possível voltar a tê-la como cursor.

  1. Clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho e escolha a opção “Personalizar”.

  2. Na tela seguinte, clique em “Ponteiros do Mouse”. No campo “Esquema”  escolha a opção “Padrão do Windows (grande)(esquema de sistema)”. Clique em “Ok” e veja a mudança.

volte a usar a ampulheta.

Sem Aero Glass

Apesar de muito bonita, a interface do Windows Vista torna o computador mais lento, principalmente ao iniciar. Felizmente é possível trocar a aparência do sistema para “Padrão Windows”, que é muito mais leve. Para mudar a aparência, siga os passos descritos abaixo:

  1. Clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho e escolha a opção “Personalizar”.

  2. Na tela seguinte, clique em “Cor e Aparência da Janela”. Agora escolha a opção “Abrir propriedades de aparência clássica para ver mais opções de cores”.

  3. A janela “Configurações de Aparência” será aberta com uma lista de esquemas de cores para você escolher. Selecione a opção “Padrão do Windows” e clique em “Ok”. Aguarde alguns instantes e veja o novo visual do seu Windows Vista.

Chega do Aero Glass.

De volta ao Menu Clássico do Windows

O novo Menu Iniciar do Vista não é exatamente algo que agrade a todos, muitos usuários Hora de mudar o Menu Iniciar.reclamam da falta de praticidade ao utilizá-lo. É possível reverter este menu para o bom e velho Iniciar clássico presente nas versões anteriores.

  1. Abra o Painel de Controle e escolha a opção “Barra de tarefas e menu Iniciar”.

  2. Na janela de propriedades que abrir, acesse a guia “Menu Iniciar” e selecione a opção “Menu Iniciar Clássico”.
  3. Altere o menu.

  4. Você pode ainda escolher quais ferramentas do Windows serão mostradas no menu, é só clicar em “Personalizar..” Após alterar as opções, clique em “Ok” e pronto, agora o Menu Iniciar está como nas versões anteriores.

Controle de Contas do Usuário nunca mais

O maior inconveniente do Windows Vista é o pedido de autorização mostrado toda vez que você quer instalar ou executar um programa que requer nível seguro. Mas você pode acabar com o pisca-pisca na tela do seu computador.

  1. Abra o Painel de Controle e escolha a opção “Contas de Usuário”.

  2. Agora clique em “Ativar ou desativar o Controle de Conta do Usuário” e demarque a opção “Utilizar o Controle de Conta de Usuário (UAC) para ajudar a proteger o computador”.

  3. Clique em “Ok”, reinicie o computados e desfrute do Windows Vista com a aparência das versões anteriores dos Sistemas Operacionais Microsoft.

Desative o Controle de Contas.

Encerrando

Se você não se acostumava com o Windows Vista, ficam aí algumas dicas para mudar o visual do Sistema Operacional e usá-lo sem problemas. Caso contrário, você agora sabe como mudar a aparência caso algum dia precise. O importante é sentir-se bem e tirar o máximo proveito dos recursos oferecidos pelo sistema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.