Será que o seu computador está funcionando a todo vapor como deveria? Pode parecer engraçado, mas um computador funciona de modo muito semelhante a um veículo automotor. Assim como um carro, o micro também deve receber manutenções periódicas e cuidados para que seu desempenho seja mantido ao decorrer de seu uso. Essa analogia também é válida quando o assunto é aumentar o desempenho, porém com a vantagem do computador permitir a obtenção de resultados satisfatórios sem que usuário gaste um tostão em peças novas. Isso mesmo! Seu micro pode ficar mais rápido apenas com algumas modificações de configuração. Veja como:

Deixar o sistema limpo é imprescindível.Apenas o essencial

Deixe instalado em seu computador apenas os programas que realmente são utilizados, pois quanto mais arquivos no disco rígido, maior será o tempo para a leitura de determinados dados. Para desinstalar os programas em desuso, utilize a ferramenta Adicionar ou remover programas (Programas e Recursos no Windows Vista).

Mantenha o sistema limpo

Os arquivos temporários são provenientes de uma série de itens no computador. Portanto, utilize ferramentas de limpeza — CCleaner, Easy Cleaner, Glary Utilities etc. — periodicamente para eliminá-los com segurança. Com um destes programas supracitados, aproveite e faça uma limpa no registro do sistema. Entradas inválidas costumam afetar não só o desempenho como também a estabilidade da máquina.

Inicie apenas o essencial junto com o Windows.Acelerando o carregamento de programas

Ao longo do uso do computador, os dados de aplicativos começam a ficar esparsos pelo disco rígido, tornando o acesso do sistema a eles mais demorado do que deveria. Esse fato é denominado fragmentação de disco e ocorre com mais freqüências após o instalar/desinstalar frenético de programas na máquina. Isso pode ser resolvido com um desfragmentador de discos. Pode-se se contar com softwares como o JkDefrag ou a ferramenta padrão do Windows (Menu Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de disco no XP ou Menu Iniciar > Painel de Controle > Informações e Ferramentas de Desempenho > Ferramentas avançadas > Abrir Desfragmentador de Disco no Vista).

Inicie apenas o necessário

É comum programas se autoconfigurarem para serem inicializados junto com Windows, na maioria das vezes desnecessariamente. Isso atrasa — e muito — a inicialização do sistema operacional. Desative aqueles que de fato são desnecessários (cuidado para não desativar o antivírus ou outras ferramentas de proteção) utilizando o Utilitário de configuração do sistema (ou Configuração do Sistema no Vista) > Inicializar (Inicialização de Programas no Vista), através do comando MSCONFIG no Menu Iniciar > Executar (ou diretamente na Barra de Pesquisa no Windows Vista).

Mais desempenho e menos dor de cabeça.Aparência VS Desempenho

Os temas e efeitos visuais são os grandes vilões em computadores com configurações mais modestas.

Apesar da bela aparência proporcionada, consomem uma boa fatia dos recursos da máquina. Para desabilitá-los no Windows XP, acesse o Painel de Controle > Sistema > Avançado > Configurações (caixa Desempenho), selecione Ajustar para obter um melhor desempenho e clique em OK.

No Vista o caminho é praticamente o mesmo, porém depois de acessar o Sistema, você deverá clicar em Configurações avançadas do sistema no painel lateral.

Existem outros itens que podem ser ajustados para deixar a máquina ainda mais rápida, mas por serem mais delicados e avançados não iremos citar nessa matéria. Seguindo essas dicas, você poderá fazer com que seu micro renda mais sem gastar com novos componentes.
($InsereProgs$)($CODInsereProgs$)33061,3594,46906,47851,50860($/CODInsereProgs$)

Cupons de desconto TecMundo: