Spawn HD: jogue PS3 ou Xbox 360 em qualquer lugar

5 min de leitura
Imagem de: Spawn HD: jogue PS3 ou Xbox 360 em qualquer lugar

A integração do entretenimento eletrônico com a internet tem trazido resultados cada vez mais interessantes como o “jogo nas nuvens”, uma nova tendência onde o jogador nem ao menos precisa ter uma máquina capaz de rodar o game. Embarcando nesta mesma onda, só que de maneira original, o Spawn HD 720 é capaz de transformar seu Xbox, Xbox 360, Playstation 2, Playstation 3 ou Game Cube em um verdadeiro provedor. Partidas multiplayer, acesso remoto aos seus games favoritos e integração com o console de seus amigos, o Spawn HD 720 vai mudar a maneira com que você joga videogame.

Spawn HD 720

Trata-se de uma pequena caixinha que liga o seu videogame na internet. Além de jogar diante da televisão, o Spawn HD 720 permite que você jogue seu console em alta resolução a partir de qualquer computador do mundo com acesso a internet a uma resolução a 30 frames por segundo. Também é possível convidar amigos para uma partida online, um controle na sua mão e os demais espalhados pela rede. Desde que o acesso seja permitido, você pode ainda jogar o videogame dos seus amigos quando ocioso.

É fácil deduzir que o trabalho pesado para rodar um game é todo do console, uma vez que a TV não possui qualquer processador, memória ou placa de vídeo. Por outro lado, um videogame tem a limitação física dos seus componentes e não se trata do aparelho mais portátil do mercado. A idéia é simples: deixar o console trabalhando no conforto da sua casa e rodá-lo através da internet. A exemplo do OnLive, tudo não passa de imagens respondendo a comandos, ambos perfeitamente compartilháveis através da rede.

O Spawn HD 720 conversa com o sue console e pode ligar ou desligar ele de acordo com a necessidade. Eis que seus pais decidem arrastá-lo para um final de semana em uma cidadezinha qualquer na casa de seus parentes. Instalando um pequeno pluguin, você pode finalmente derrotar aquele monstro pegajoso a bordo do seu notebook ou visitando uma simples lan house, pois qualquer processador recente deve aguentar o tranco.

Emulação? Só se forem dos comandos do controle através do mouse e teclado, mesmo porque o serviço já se encarrega de fazer isto para você. Se preferir, e é bem provável que prefira, leve consigo apenas o controle do seu 360, PS3 ou mesmo joystick favorito, pois os comandos são personalizáveis como em qualquer game para computador.

Xbox 360 rodando em um computador

O site do serviço apresenta uma interface amigável com uma disposição que lembra a lista de contatos do seu MSN, só que no lugar da foto de seus amigos, você encontra o console de cada um. De acordo com a disponibilidade deles, você poderá jogar seus games, convidá-los para uma partida ou mesmo assistir a um confronto épico de camarote. Não é preciso dizer que cada usuário tem a preferência absoluta para usar seu próprio console, os demais poderão se divertir apenas enquanto ele estiver de repouso.

Quem vai mudar de jogo?Ao menos que você conte com alguém para trocar manualmente o disco do console em sua casa enquanto você está ausente, sua experiência remota ficará bastante limitada. O aparelho é capaz de enviar sinais para ligar e desligar o videogame e emular todos os comandos do joystick, mas como a maioria dos games possui entrada para um único disco físico, não será possível trocar a mídia com o game à distância.

Os consoles de última geração possuem HD e permitem que demos de jogos e títulos inteiros possam ser baixados da internet. Todos estes continuam também podem ser acessados remotamente, pois não dependem da troca física do disco. A equipe desenvolvedora do aparelho revelou estar desenvolvendo alguma solução para esta limitação.

Outra limitação que o usuário deve ter notado é que o console Nintendo Wii não faz parte da lista de videogames suportados pelo Spawn HD 720. O empecilho está na emulação do joystick do console, dotado de um acelerômetro e sensores de apontamento sensíveis. Seja através do desenvolvimento de um software capaz da adaptação ou no lançamento de um controle próprio, o Wii logo deve fazer parte da brincadeira.

O parelho promete uma resolução de 720 p a 30 FPS, mas claro que isto depende da qualidade da conexão. Enquanto a experiência deve ser excelente em redes fechadas, jogar remotamente um videogame do outro extremo do país não parece uma boa idéia. Se dependendo da televisão, é melhor ir se preparando para um aumento no tempo de resposta.

Qual console você quer jogar?Enquanto os comandos devem chegar ao seu console em apenas 5 ms (0,005 segundos), o tempo necessário para que as imagens cheguem até o computador é de 100 ms (0,1 s). Jogar diante do console com contra um amigo pela rede não será a maneira mais justa de uma disputa calcada na ação.

Se os requisitos do computador não são elevados, a banda necessária para jogar em alta resolução é, no mínimo, modesta. Para a imagem comum, é necessário é uma conexão de 500 bits/s, mas o recomendado é de pelo menos 1 Mbit/s. Já a resolução de 720 p, não sai por menos de 2 Mbits/s e o ideal é algo entre 3 a 5 Mbits/s. Vale lembrar que estes dados são para uma conexão real, na realidade brasileira, o recomendável para a resolução comum seria algo em torno de 4 Mbits/s e 10 Mbits/s para a alta definição.

Enquanto a frente do aparelho possui apenas alguns discretos displays e um conector para o joystick, sua parte de trás é repleta de conectores. Além da saída de rede, alimentação de força e portas USB, são 30 conectores de áudio e vídeo, tomara que venha com manual de instruções! Além de um par de entradas e saídas independentes para vídeo composto e vídeo componente, você conta com uma saída que integra os dois canais. Ou seja, um único Spawn HD 720 atua em dois consoles distintos ligados em televisores diferentes ou na mesma tela.

As conexões garantem até 2 consoles em alta definição

O Custo do aparelho nos EUA é de U$ 199,00, mas nada foi divulgado a respeito do seu valor em outros países. O Xbox 360 e o Playstation 3 podem ser ligados sem nenhum outro adaptador, mas os demais consoles exigem mais um adaptador de U$ 30,00. A empresa inda não possui representantes no Brasil, mas o produto pode ser adquirido no site dos desenvolvedores desde que você possua um cartão de crédito internacional.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.