Celular com tecnologia de transmissão de áudio espacial

2 min de leitura
Imagem de: Celular com tecnologia de transmissão de áudio espacial

Ninguém falou palavra alguma sobre espaço sideral, a tecnologia se refere ao posicionamento dos sons no espaço à sua volta. Mesmo com dimensões reduzidas ao espaço de uma única caixa de som, o desenvolvimento de um sistema similar ao de um home theater pode trazer diversas vantagens a um aparelho celular. Ao conversar com uma única pessoa isto pode não se demonstrar muito útil, mas em conferências de áudio, games e filmes, a sensação é que cada som vem de um lugar diferente.

A operadora japonesa de celulares NTT DoCoMo anunciou recentemente o desenvolvimento da tecnologia capaz de simular o áudio espacial para celulares. Ao iniciar uma conferência de áudio, o usuário será capaz de atribuir uma posição espacial para cada participante. Exemplo: a voz da primeira pessoa deverá ser transmitida pelo alto-falante da esquerda (como se ela estivesse ao lado do usuário) enquanto o da segunda pelo lado direito e assim por diante.

Quem já teve a experiência de participar de uma conferência em um telefone comum sabe que em determinado momento a conversa pode se tornar confusa, fica difícil identificar quem é que está falando cada frase. Assim como em uma conversa cara a cara, o posicionamento distinto de cada voz no espaço contribui para este discernimento e para a fluência a conversa.

Imagem de divulgação da tecnologia (traduzida)

A empresa constatou ainda que a maior parte dos downloads feito para seus aparelhos se refere a jogos e conteúdos multimídia. Como o áudio está presente tanto em filmes, games, música e vários outros aplicativos, a tecnologia de projeção de áudio espacial promete contribuir para uma ambientação mais intensa do espectador. Um sistema de som digno de cinema logo caberá na palma de sua mão.


A esta altura você poderá estar se perguntando: Como isto é possível com um sistema de som tão simples quanto o dos aparelhos celulares? Se você pensa assim, o seu engano é julgar o sistema de som destes celulares como simples. Estamos falando da maior operadora de telefones móveis do Japão e uma das empresas mais emergentes do ramo.Breve em um celular perto de você

Entre celulares que emitem odores relaxantes durante as conversas, aparelhos sensíveis a movimentos e modelos dobráveis que substituem o teclado por uma tela sensível ao toque (similar ao Nintendo DS), a empresa também é portadora da tecnologia surround de áudio (som tridimensional) em seus telefones móveis.

Outro ponto polêmico da implementação de tal tecnologia é a possível densidade dos dados, na verdade, o sistema está longe de comprometer as ligações. Ao invés de processar e sintetizar o áudio em dois processos distintos, a tecnologia permite que tudo seja feito em apenas uma única etapa. Desta maneira a banda e os recursos computacionais do parelho são minimizados, contribuindo para a qualidade do serviço.

A tecnologia de transmissão de áudio espacial em aparelhos celulares ainda está em fase de aprimoramento e não possui previsão de lançamento em aparelhos comerciais. Mas tendo em vista a velocidade com que as novas implementações celulares caminha, dentro de pouco tempo ela deverá estar chegando ao mercado. Caso você considere esta realidade distante, vale lembrar que a DoCoMo foi uma das pioneiras a implementar a tecnologia 3G em telefones móveis, atualmente adotada no mundo inteiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.