Hábitos irritantes no Orkut

6 min de leitura
Imagem de: Hábitos irritantes no Orkut

A internet tem bastante tempo livre. O Orkut, então, é o horário de folga de um expediente que já não é muito seguido à risca. Recados, amigos (de verdade, não os coadjuvantes para fazer volume), comunidades e fotos travam uma batalha épica com perfis falsos, spams de festinhas universitárias, novos idiomas e cartões animados repletos de... Glitter. Muito glitter.

Você que já se divertiu lendo os costumes mais inconvenientes dos internautas, prepare-se, pois a "Saga da Inconveniência" continua no Baixaki. Agora, o alvo é mais específico: o Orkut. O tom deste artigo é o mesmo: não queremos ofender nem desmerecer ninguém, mas apenas conscientizar muitos usuários que talvez nem saibam a inconveniência de pequenas atitudes. Ah, claro, também queremos nos divertir um bocado. Com vocês, mais um capítulo da "Vida Digital Como Ela É"!

Festerê digital

Que se pronuncie quem nunca foi convidado para aquela festa sertaneja universitária ou então aquele Bailão Funk com direito a umas "proibidonas" via scrap. Pois é, nem o Orkut se livra dos spams. Esses de festas são os mais comuns pelo público do site. Criam-se comunidades relacionadas a eventos e convites são enviados para os membros dessas comunidades.

Esse é só um exemplo de convite-spam.Sites e serviços também são divulgados dessa maneira. E nada melhor do que um rostinho bonito para ajudar, não é mesmo? Quem nunca se deparou com o aviso de que alguém desconhecido do sexo feminino enviou um recado e, ao conferir a mensagem, tratava-se de uma bela... Propaganda!

Outros serviços – como limpeza de nome na praça e até emagrecimento – também são espalhados. Seguindo a mesma linha de propagação de vírus por email, scraps no Orkut também oferecem perigo. Uma clássica são as montagens de fotos. “Ooooooooooooooiiiiiiiiiii, fiz uma montagem super linda com suas fotos, acesse aqui pra ver”. O remetente? Você nunca viu na vida e as fotos, idem.

Mas um serviço do Orkut, ninguém barra: aquelas fotos tiradas em momentos picantes a dois caíram na internet! E o canalha publicou, meu Deus! Esse é o clássico-mor dos spams, e leva o título de “Ninguém Merece”. O perfil é, digamos, um tanto explícito, e isso gera uma irritação profunda: perfis pornográficos, extremamente desrespeitosos e inconvenientes.

O Orkut conseguiu diminuir a frequência dessas propagandas com filtros mais eficientes.

Neo-idiomas

É possível encontrar diversos tipos de grafia na internet. Letras maiúsculas e minúsculas alternadas, sequências exageradas da letra X e muitas, muitas palavras que parecem sem sentido. Desde os tempos de ICQ, mIRC e outros, grupos de pessoas criaram uma escrita própria, que ficou conhecida como Miguxês e foi atribuída aos "emos". 

Outro exemplo de linguagem é o leet, uma mistura de letras, números, símbolos, chaves, acentos e o que for. Esta forma de escrita possibilita variações como l33t e até mesmo a escrita de palavras inteiras por números. Leet, por exemplo, pode ser escrito l33+, |33t, |ee+, l337, etc. Clique aqui para ler este artigo que explica tudo sobre esta linguagem.

A princípio, pode-se pensar que tais adaptações servem para ganhar tempo e resumir ideias, mas não é isso. Afinal, é muito mais trabalhoso escrever dEXXAH manEraH ou |}@1><@|<1 (Baixaki). O que se busca é identificação com determinado grupo de pessoas. Tanto que o próprio nome leet, por exemplo, vem de elite, e designa aqueles que conseguem escrever e compreender textos escritos nesta linguagem.

O próprio Tiopes reconhece a existência de uma facção irritante do idioma.O Miguxês e o leet não foram suficiente. eScreVe AXXiM PeRdeU A GRaXXAH...... Se você acha que esse tipo de escrita pós-moderna era difícil, não viu nada. Até porque é um pouco difícil de enxergar. A anarquia gramatical chegou a tal ponto na internet que resolveram institucionalizá-la.

A comunidade “Tiopês – A Revolução” resume a ideia: “O Tiopês é uma nova forma de linguagem utilizada por diversas pessoas para se comunicar na internet de modo sarcástico. Com um jeito engraçado e incorreto, o tiopês é muito usado no Orkut, MSN, blogs e cada dia mais pessoas adotam essa linguagem."

A intenção do Tiopês era ironizar os constantes assassinatos ao português. Mas a ideia chegou às cabeças onde não deveria chegar e então aconteceu o que a comunidade define como o NeoTiopês: “Não é própriamente parte da família do Tiopês, porque já começa a exagerar nos erros sem-graça.”

Se muitos usuários do Orkut se irritam com Miguxês, leet e Tiopês, imagine a raiva que não dá topar com um exagero explícito e declarado desses “idiomas”. Um exemplo de neotiopês que dá nos nervos: “eae pessoau tö deishamod uams diacs paar vosses flw bjsmeliag”.

A festa brilhosa e carinhosa

A intenção é ótima e geralmente estes cartões são fofinhos, mas glitter, brilhinhos e "nhe-nhe-nhém" na tela são demais. GIFs animados ocupam espaço na tela e são inimigos de míopes e afins. Pense com carinho: não é melhor mandar um texto simples, mas autêntico, do que um gatinho com cara de coitado e um monte de estrelinhas ao fundo?

Bonitinho, mas ordinário. Estes recados poluem a tela e a mensagem.Comum também são cartões com som. Som que nos pega de surpresa e geralmente quem está com fone de ouvido quase tem um ataque cardíaco pelo susto. O problema de enviar áudio por uma página de recados, por exemplo, é que o destinatário não espera ou não sabe e por isso pode estar com o volume no máximo. O resultado: uma reação não muito amistosa.

Dentro dessa onda, estão eles: os sorrisos amarelados que todo mundo ama. Bem, nem todos. Alguns usuários exageram e chegam a trocar palavras inteiras por essas carinhas. Isso é tão verdade que, em uma conversa via Windows Live Messenger, por exemplo, quando você quer irritar alguém, o que faz? Dá-lhe emoticons e pedidos de atenção!

Recados animados com carinhas de cachorro triste e outros com muito brilho poluem a tela, distraem e não acrescentam nada na mensagem. Portanto, sempre vale a pena considerar o objetivo que se quer com a mensagem e como deixá-la mais atraente.

Adicionar amigos

Ganhar um contato a mais no Orkut é um momento de glória no site. Afinal é para isso que ele existe e é isso que massageia o ego. Mas muitos usuários não gostam de serem contabilizados na página alheia sem um motivo aparente. Portanto, adicionou? Deixa scrap! Sem scrap, não add!

A irritação é ainda maior quando está explícito em seu perfil o pedido para refrescar a memória. Afinal o Orkut já lembra as datas de aniversário dos seus amigos, então não é nada demais se ele se lembrar de onde seus contatos brotam.

Um conhecido que não se identifica, até vai, mas o pior mesmo é quando alguém totalmente estranho bate na porta do seu perfil.

Depoimentos

Algumas correntes ultrapassaram as páginas de recados e chegaram às páginas de depoimentos. Algo que também pode irritar muitos, muitos usuários.

Um depoimento... É, um depoimento.

E a conclusão?

Esperamos ter divertido e não ofendido quem leu este artigo. Mais que isso, esperamos ter despertado um senso de exagero nessas e outras situações. Esta é a regra básica para o “convívio” pela internet: evitar exageros. Claro que não tem cabimento proibir ou repudiar veementemente essas atitudes do Orkut, mas vale a pena ficarmos mais atentos para não ofender os destinatários.

A eficiência de uma mensagem é muito maior quando se conhece quem vai recebê-la. Logo, procure saber o que tal pessoa gosta e não gosta de receber para não parecer inconveniente. Mais importante ainda é ser você mesmo. Não importa a onda de recados animados ou o mais novo idioma digital que está na moda. Sendo você, a mensagem é sempre bem-vinda.

Não deixe de participar. Comente, diga o que acha irritante do Orkut, aquilo que faz você subir pelas paredes e o que você faz para diminuir este nervoso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.