Audi criou um carro de corrida em miniatura com impressão 3D

1 min de leitura
Imagem de: Audi criou um carro de corrida em miniatura com impressão 3D
Imagem: Audi
Avatar do autor

Se você pensou que o carrinho da foto é apenas um brinquedo feito para crianças, se enganou. Aquele, na verdade, é um veículo em versão miniatura do Auto Union Typ C, um dos carros que fizeram história no tempo das primeiras corridas Grand Prix, ainda em 1936. E quando falamos “veículo”, dizemos isso seriamente – com direito a um motor funcional e tudo mais.

Para conseguir essa pequena façanha, a empresa não utilizou peças comuns, é claro: cada peça do veículo inteiro foi feita com a ajuda de impressoras 3D. O veículo não é apenas uma brincadeira feita por parte da empresa, mas sim um estudo da Audi em como utilizar a impressão 3D nos carros da companhia e do Grupo Volkswagen, a quem ela pertence atualmente.

“Nós estamos avançando com novas tecnologias de manufatura na Audi Toolmaking e no Grupo Volkswagen”, afirmou o Professor Dr. Hubert Waltl, membro do Conselho de Gerenciamento para Produção e chefe de Criação de Ferramentas no Grupo Volkswagen. “Junto de parceiros na área de pesquisa, nós estamos constantemente explorando os limites de novos processos. Uma de nossas metas é aplicar impressoras de metal na produção em série”, continuou.

Futuro impresso

Até o momento, a ação da empresa tem como foco o uso das impressoras 3D em materiais metálicos, através do método de impressão em areia. Segundo o anúncio oficial da Audi, a empresa conta com uma tecnologia de laser especial para moldar o metal em pó com extrema precisão, o que permite a eles criar objetos com geometrias extremamente complexas – algo que anteriormente seria difícil ou mesmo impossível de ser alcançado –, e que ainda são muito mais resistentes e densos do que os feitos por outros métodos.

Vale notar que a companhia, na verdade, não é a única (nem a primeira) a querer incorporar esse tipo de tecnologia em seus carros. Várias outras gigantes do mercado já estão utilizando a impressão 3D em seu processo de montagem de carros, o que quer dizer que poderemos ter veículos ainda mais resistentes e com designs mais incríveis do que antes.

Você acha que os carros do futuro serão totalmente impressos em 3D? Comente no Fórum do TecMundo

Audi criou um carro de corrida em miniatura com impressão 3D