Diversas companhias automotivas estão empenhadas em desenvolver carros autômatos que possam ser comercializados dentro de alguns anos. A montadora alemã Audi é uma delas, e os testes que vem realizando parecem mostrar que a companhia está no caminho certo.

A prova mais recente disso foram as voltas dadas por um Audi RS7 autômato no circuito Sonoma Raceway, no estado americano da Califórnia. O modelo, apelidado de “Robby”, foi capaz de completar uma volta na pista de 4,05 km em apenas 2 minutos e 1 segundo.

Segundo Thomas Müller, que trabalha na Audi desenvolvendo os sistemas de frenagem, direção e assistência ao motorista, o carro bateu tempos melhores do que de pilotos profissionais de corrida no autódromo. “Nós levamos o Audi RS7 com conceito de direção autônoma aos seus limites físicos em cada volta, e ele realizou a tarefa com precisão uniforme”, afirmou o projetista.

 Robby, Bobby e Jack

“Robby” tem 560 cv e é cerca de 400 kg mais leve que “Bobby”, seu predecessor que já mencionamos aqui, e que foi testado em outubro do ano passado na pista do autódromo alemão de Hockenheimring, atingindo velocidades de até 220 km/h. Todos os sistemas desses carros são avaliados minuciosamente, sejam os freios, a direção ou a aceleração, e até então todos apresentaram a máxima precisão, além de total autonomia.

Além dos modelos RS 7 sendo submetidos à provas de alta velocidade em circuitos de corrida, a Audi vem testando também alguns outros modelos que se dirigem sozinhos em situações de tráfego urbano. É o caso de “Jack”, um A7 que no começo deste ano se pilotou por estradas dos EUA desde o Vale do Silício até Las Vegas, em um percurso de mais de 900 km de distância, para participar do evento Consumer Electronics Show (CES).

 Próxima geração

Pouco tempo depois, “Jack” também foi testado nas autobahns – autoestradas federais alemãs, que não possuem limite máximo de velocidade na maior parte de seus percursos –, atingindo velocidades de 130 km/h. Na versão para a Ásia do CES, jornalistas puderam experimentar a direção automatizada do A7 no tráfego de Xangai, na China.

A Audi promete que a próxima geração de seu sedã de luxo A8 já vai contar com algumas funções controladas por computador. Exemplos são deixar o carro se estacionar sozinho e assumir completamente a direção em situações de tráfego congestionado em vias expressas com velocidade máxima de até 60km/h.

Como será o trânsito quando os carros autômatos começarem a circular por aí? Deixe sua opinião no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: