Site de financiamento coletivo Patreon foi hackeado

1 min de leitura
Imagem de: Site de financiamento coletivo Patreon foi hackeado
Imagem: Vlog Nation

Jake Conte, o CEO do site de financiamento coletivo para artistas Patreon, anunciou no fim da noite de ontem que sua plataforma sofreu um ataque hacker e que vários dados de usuários foram roubados. Um aviso em forma de email foi encaminhado para todos criadores de campanhas e também para os apoiadores, mas parece que ninguém precisa se preocupar muito.

Segundo Conte, todas as informações estavam criptografadas e os criminosos não teriam conseguido nenhuma senha para tornar úteis os dados que obtiveram. Contudo, ele recomenda a todos que mudem suas senhas por precaução.

O caso aconteceu na última segunda-feira, 28 de setembro, mas a plataforma só começou a informar os usuários ontem. Eles explicam que os engenheiros responsáveis já estão trabalhando para tornar o Patreon mais seguro, e a brecha utilizada pelos hackers já foi consertada.

Perigo em potencial

Os dados roubados foram endereços de email, nomes registrados, postagens e alguns endereços de entrega. Caso tudo isso não estivesse criptografado, esse vazamento poderia gerar muitos problemas para as vítimas.

Felizmente, nenhum número de cartão de crédito foi roubado pelo fato de o Patreon não armazenar essas informações de seus clientes em seus servidores. Eles precisam digitar os números todas as vezes que fazem um pagamento para apoiar artistas.

Sendo assim, se você faz parte da comunidade do Patreon e ainda não viu o email que eles devem ter lhe enviado, confira os detalhes e mude sua senha.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.