menu
Logo TecMundo
Segurança

Hackers pretendem atacar sites corporativos durante a Copa do Mundo

O objetivo não é prejudicar a população, mas sim direcionar os ataques a sites oficiais e a empresas que patrocinam o evento

schedule27/02/2014, às 07:13

Fonte:

Imagem de Hackers pretendem atacar sites corporativos durante a Copa do Mundo no site TecMundo

A ação toma como inspiração os protestos de junho de 2013. (Fonte da imagem: Reprodução/BezerroNews)

Hackers brasileiros pertencentes a movimentos ativistas pretendem atacar sites durante a Copa do Mundo, cuja primeira disputa acontece já em 12 de junho. As informações são do portal Info (Reuters).

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Motivados pelos protestos que aconteceram em junho de 2013, os manifestantes afirmam agora que “os ataques serão direcionados a sites oficiais e a empresas que patrocinam a Copa”, conforme explica o hacker conhecido por Che Commodore.

Em entrevista por Skype, Eduarda Dioratto, uma das supostas ativistas online, disse que os planos já estão sendo feitos. “Não acho que [os sistemas de segurança] podem fazer muito para nos impedir”, comentou Dioratto em referência à falta de infraestrutura de defesa contra ataques hacker. Também ainda conforme dito pelos agitadores, a Copa do Mundo oferece uma audiência global ao Brasil – o que justifica a escolha deste evento em especial pelos manifestantes.

Uma questão de tempo

O compartilhamento de conteúdo pirata, a falta de investimento em segurança online e as redes sobrecarregadas são alguns dos aspectos que mais preocupam especialistas em telecomunicação. “A questão não é a Copa vai ser atacada, mas quando”, afirmou William Beer, técnico em segurança online da empresa de consultoria Alvarez & Marsal.

Segundo José Carlos dos Santos, general responsável pelas empreitadas de combate do Exército a ataques de hackers, o Brasil está preparado para enfrentar eventuais ameaças. “Seria irresponsável dizer que qualquer país está 100% preparado para uma ameaça. Mas o Brasil está pronto para responder às prováveis ameaças”, comentou o militar.

Forma de ataque

Em 2012, o grupo de ativistas online Anonymous fez diversos portais ficarem fora do ar mundo afora (no Brasil, a equipe de hackers chegou a atacar sites de bancos, deixando-os indisponíveis a usuários que praticam transações online). Mas como essa pane aconteceu? Uma sobrecarga de acessos simultâneos fez com que um engarrafamento entupisse o tráfego em sites – e esta deverá ser a estratégia adotada pelos hackers que pretendem dar as caras durante a Copa.

Anonymous Brasil será um dos grupos à frente dos ataques. (Fonte da imagem: Reprodução/AnonymousBrasil)

“É rápido, simples e prejudicial”, explica Che Commodore. Importante mencionar que os integrantes do grupo Anonymous não pretendem lesar a vida do “cidadão comum” – uma vez que somente sites corporativos serão aparentemente atacados. Sobre o sistema de segurança montado contra a ameaça hacker, Bile Day, outro dos ativistas, diz que a empreitada “não é nada de outro mundo. A segurança continua muito baixa”.

Fato é que as promessas calorosas feitas pelos supostos hackers poderão colocar de fato o sistema de segurança online do Brasil à prova, pois o “país é um grande alvo. É neutro e tem uma infraestrutura desafiadora”, nos conformes do comentário de Marcos Oliveira, um dos executivos da companhia estadunidense Blue Cost.