No seu último relatório, a equipe do McAfee Labs explicou como a segurança na internet deve ser em 2013. Entre outros pontos, um dos assuntos tratados foram os ataques do grupo Anonymous — no caso, a quantidade e a eficiência deles.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, o número de operações executadas pelo grupo deve cair. Um dos motivos é o fato de que as possíveis vítimas já sabem como o Anonymous trabalha, o que facilita a programação de defesas que impeçam esse tipo de ação.

Além disso, por conta dos seus aliados e integrantes, o grupo já é muito grande. Por conta disso, nem todos os ataques são eficientes, de modo que a reputação e eficiência técnica dos Anonymous acabam sendo manchadas pela falta de organização de poucos.

Dessa maneira, a tendência é que o grupo aja menos no próximo ano. Isso não quer dizer que eles vão deixar de existir, mas que vão se concentrar em operações grandes e com menos frequência do que o “normal”.

Apesar do McAfee Labs ser uma fonte confiável, não há como confirmar que as previsões vão realmente se tornar realidade, de modo que é necessário esperar para saber como eles vão agir.

Cupons de desconto TecMundo: