(Fonte da imagem: Eletsonline)

Mesmo que o seu banco utilize das mais avançadas tecnologias de proteção online, como tokens e calculadoras de senhas, o seu dinheiro pode estar em risco. Da mesma forma que a segurança evolui, os ataques também o fazem e agora os fraudadores estão utilizando um novo processo, chamado de “Man in the Browser” (MitB).

Como o próprio nome já diz, o ataque consiste em fazer com que o fraudador se coloque entre você e a página que está sendo acessada, assumindo o controle sobre detalhes do seu browser. Dessa forma, ele pode induzir você a preencher os dados em campos falsos da página, que, se você não estiver atento aos detalhes, será exatamente igual à página original do banco.

Além disso, esse tipo de vírus possui a capacidade de se disfarçar milhares de vezes por minuto. Com isso, programas antivírus têm dificuldades para encontrá-lo na máquina. De acordo com responsáveis pelos softwares, cada vez que uma nova versão do MitB é lançada, podem ser necessários dias e até semanas para se desenvolver um algoritmo capaz de identificar a nova ameaça.

Neste vídeo da BBC, o canal ainda faz uma comparação bastante educativa entre o vírus e um ladrão de lojas, mostrando como o programa funciona e pode atacar pessoas desatentas.

Cupons de desconto TecMundo: