O Carrier IQ está de olho em você. (Fonte da imagem: Divulgação/Carrier IQ)
Parece que os dias do domínio total da SkyNet estão mais próximos do que imaginávamos. Recentemente, você conferiu aqui, no Tecmundo, uma notícia sobre o Carrier IQ, um aplicativo embutido nos celulares que é capaz de verificar tudo o que você faz, mesmo quando está offline.

O espião da Nokia

Agora, começam a surgir mais indícios de seu uso em outras plataformas além do Android. Primeiramente, Trevor Eckhart, responsável pela descoberta do Carrier IQ, comentou que os aparelhos da Nokia também estavam utilizando o aplicativo em seus celulares.

Entretanto, a companhia foi direto ao ponto e respondeu às alegações afirmando que o “Carrier IQ não acompanha nenhum dos produtos da Nokia”, declarando que as afirmações feitas anteriormente eram imprecisas.

Nem a Apple escapa

Outra companhia que também foi investigada por hackers em busca do Carrier IQ é a Apple. O hacker Chpwn, já conhecido no ramo, comentou que havia encontrado indícios do aplicativo no iOS 3.1.3 e também no iOS 5.

Entretanto, após investigações mais aprofundadas, Chpwn relatou que o software pode estar ativo apenas quando o iPhone está no modo Diagnóstico, que é desativado por padrão. Além disso, Chpwn também comentou que os registros feitos pelo Carrier IQ nas plataformas iOS são limitados à apenas ligações e geolocalização — ou seja, nada de coleta de dados referentes a navegação na web, SMS e outros.

Cupons de desconto TecMundo: