Ataque hacker à Mitsubishi do Japão pode resultar em roubo de informações de armas nucleares

1 min de leitura
Imagem de: Ataque hacker à Mitsubishi do Japão pode resultar em roubo de informações de armas nucleares

Dados confidenciais podem ter vazado

A Mitsubishi Heavy Industries sofreu recentemente um ataque de hackers e há rumores de que informações militares confidenciais tenham sido roubadas. Houve um pronunciamento oficial do Ministério da Defesa do Japão para a Reuters informando que o governo não está ciente de que quaisquer dados confidenciais tenham sido roubados.

A empresa é uma das maiores companhias de defesa contratadas pelo Japão. O ataque representa o risco de obtenção de informações referentes a armamentos militares e engenharia de aeromodelos nas mãos dos invasores. A Mitsubishi Heavy Industries ainda não fez qualquer pronunciamento oficial sobre o assunto.

Rumores

Ainda no âmbito não oficial, fontes no Ministério da Economia dizem que as informações pertinentes aos reatores nucleares podem estar entre aquelas transferidas para outro servidor. Mas ainda assim, atentou ao fato de que há uma “pequena chance” de que algum conteúdo confidencial sobre o assunto possa ter vazado.

Da mesma forma, fontes não oficiais no Ministério da Defesa dizem que tais dados foram transferidos de um terminal interno devido a um vírus, mas enfatizou que não está confirmado se esse servidor de backup localiza-se fora da empresa.

No mês de agosto, a companhia confirmou que a rede sofrera um ataque e seus 45 servidores e 38 computadores foram vítimas de mais de 50 tipos de vírus (em sedes diferentes). Durante esse ataque, a base da companhia em Aichi, que é responsável pela construção de mísseis e maquinário aéreo, também foi infectada.

Na época, houve confirmação de perda de alguns dados (não especificados em detalhes). A Mitsubishi Heavy Industries tem feito várias campanhas assegurando que os seus dados são mantidos em sigilo total, apesar da falta de um pronunciamento oficial sobre o ataque.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.