Atenção! Vídeos falsos no Facebook estão infectando computadores no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Atenção! Vídeos falsos no Facebook estão infectando computadores no Brasil

Mais um golpe realizado através do Facebook vem dando dor de cabeça para quem usa essa rede social. Dessa vez, vídeos falsos com títulos sensacionalistas e imagens chamativas estão sendo disseminados entre os perfis, roubando dados sobre os usuários de maneira que suas contas podem ser acessadas remotamente sem a necessidade da senha.

O golpe foi identificado por pesquisadores da ESET. Vídeos com nomes como “Mistério resolvido! Criança desaparecida no Mato Grosso é encontrada dentro de cobra” e “Caso goleiro Bruno: após seis anos polícia encontra vídeo de espancamento de Eliza Samudio” chamam atenção dos usuários que, ao clicarem no link disponibilizado, são infectados.

Isso faz com que o seu perfil automaticamente replique aquela postagem, para que seus amigos e contatos próximos no Facebook também caiam no truque. Quando isso acontece, os criminosos obtêm acesso total à conta da vítima e podem aplicar outros golpes se passando pela pessoa.

A escolha do Facebook tem por objetivo atingir o maior número possível de vítimas

“A escolha do Facebook tem por objetivo atingir o maior número possível de vítimas. E as pessoas precisam ficar bastante atentas a esse tipo de ataque, que tende a ser cada vez mais comum nas redes sociais mais populares”, afirma Camillo Di Jorge, presidente da ESET.

Como se proteger?

Para evitar cair em golpes desse jeito, é necessário tomar muito cuidado ao acessar links no Facebook. Primeiramente, é recomendável analisar bem os vídeos que aparecem na sua linha do tempo antes de acessá-los, verificando se a pessoa que o compartilhou costuma fazer esse tipo de publicação. Na dúvida, vale chamar seu amigo via mensagem privada para saber se ele realmente compartilhou aquilo propositalmente e se o link é seguro.

Devemos sempre acessar o Facebook de computadores e outros dispositivos seguros, que não estejam infectados por algum vírus ou coisa parecida

Vale lembrar também que devemos sempre acessar o Facebook de computadores e outros dispositivos seguros, que não estejam infectados por algum vírus ou coisa parecida. Assim, você evita disseminar esse tipo de golpe e impede que você e seus amigos sejam invadidos por cibercriminosos e tenham suas contas tomadas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.