Mais um golpe realizado através do Facebook vem dando dor de cabeça para quem usa essa rede social. Dessa vez, vídeos falsos com títulos sensacionalistas e imagens chamativas estão sendo disseminados entre os perfis, roubando dados sobre os usuários de maneira que suas contas podem ser acessadas remotamente sem a necessidade da senha.

O golpe foi identificado por pesquisadores da ESET. Vídeos com nomes como “Mistério resolvido! Criança desaparecida no Mato Grosso é encontrada dentro de cobra” e “Caso goleiro Bruno: após seis anos polícia encontra vídeo de espancamento de Eliza Samudio” chamam atenção dos usuários que, ao clicarem no link disponibilizado, são infectados.

Isso faz com que o seu perfil automaticamente replique aquela postagem, para que seus amigos e contatos próximos no Facebook também caiam no truque. Quando isso acontece, os criminosos obtêm acesso total à conta da vítima e podem aplicar outros golpes se passando pela pessoa.

A escolha do Facebook tem por objetivo atingir o maior número possível de vítimas

“A escolha do Facebook tem por objetivo atingir o maior número possível de vítimas. E as pessoas precisam ficar bastante atentas a esse tipo de ataque, que tende a ser cada vez mais comum nas redes sociais mais populares”, afirma Camillo Di Jorge, presidente da ESET.

Como se proteger?

Para evitar cair em golpes desse jeito, é necessário tomar muito cuidado ao acessar links no Facebook. Primeiramente, é recomendável analisar bem os vídeos que aparecem na sua linha do tempo antes de acessá-los, verificando se a pessoa que o compartilhou costuma fazer esse tipo de publicação. Na dúvida, vale chamar seu amigo via mensagem privada para saber se ele realmente compartilhou aquilo propositalmente e se o link é seguro.

Devemos sempre acessar o Facebook de computadores e outros dispositivos seguros, que não estejam infectados por algum vírus ou coisa parecida

Vale lembrar também que devemos sempre acessar o Facebook de computadores e outros dispositivos seguros, que não estejam infectados por algum vírus ou coisa parecida. Assim, você evita disseminar esse tipo de golpe e impede que você e seus amigos sejam invadidos por cibercriminosos e tenham suas contas tomadas.

Cupons de desconto TecMundo: