ASUS apresenta novas placas-mãe das séries Z97 e H97

4 min de leitura
Imagem de: ASUS apresenta novas placas-mãe das séries Z97 e H97

A ASUS anuncia o lançamento da linha completa de placas-mãe movidas pelos novos chipsets Intel Z97 e H97 Express com suporte a processadores Intel Core de quarta geração (Haswell), nova quarta geração (Haswell Refresh) e quinta geração (Haswell Refresh K-series / Devil’s Canyon).

As placas-mãe das séries ASUS Z97 e H97 vêm cheias de recursos e são perfeitas para qualquer configuração de PC, seja de alto desempenho, uma máquina poderosa para jogos ou um centro de entretenimento multimídia. Os modelos contam com com tecnologias exclusivas da ASUS para ampliar o desempenho e a confiabilidade, além de suporte para SATA Express e armazenamento M.2 de alta velocidade.

Um novo visual

As placas-mãe ASUS Z97 e H97 vêm com um novo design que conta com um dissipador de calor único e característico de forma circular perfeita sobre o chip de próxima geração Platform Controller Hub (PCH). Embelezado com uma leve cor dourada, esse dissipador de calor é a assinatura visual da nova linha. Os elementos de design se combinam para projetar uma imagem sutil e suave que traz a inegável superioridade e que se encaixa perfeitamente nas placas-mãe ASUS.

Assuma o controle com o 5-Way Optimization

Aparência não é tudo, é claro, e para garantir o desempenho máximo, eficiência e confiabilidade, as placas-mãe ASUS Z97 possuem o 5-Way Optimization com Dual Intelligent Processors 5. Esse recurso exclusivo da ASUS é uma evolução em relação às versões anteriores e oferece modos simples de controlar e otimizar cada aspecto de operação da placa-mãe.

O 5-Way Optimization possui o novo Turbo App, um painel de ajustes finos que permite ao consumidor acertar configurações de rede e de áudio de forma simples para a aplicação particular que estiver usando. Também inclui o Fan Xpert 3 para controle customizável de ventilação, graças a mais sensores térmicos integrados e a capacidade de reduzir a velocidade dos ventiladores da CPU abaixo do mínimo padrão. Isso permite ter uma operação super silenciosa e economizar energia quando a carga do sistema é baixa.

O 5-Way Optimization mantém os recursos da versão anterior, incluindo o TurboV Processing Unit (TPU) para aumentar o desempenho da CPU, Energy Processing Unit (EPU) para ampliar a eficiência energética e Controle de Energia DIGI+ para desempenho melhorado, aumento de eficiência e confiabilidade otimizada.

Além disso, o consumidor pode fazer overclock do processador de forma fácil (por exemplo, até 20% em um processador Intel Core i7-4770K), ter o melhor equilíbrio de eficiência de refrigeração e silêncio dos ventiladores, priorizar a rede para dados de jogos e personalizar configurações de áudio para som claro e comunicação dentro do jogo. Esse sistema inteligente coloca o consumidor no controle total do seu sistema.

Áudio sem falhas e melhor tecnologia de rede 

As placas-mãe Z97 e H97 vêm com tecnologia Crystal Sound 2 para fornecer áudio sem falhas. Com camadas separadas para canais direito e esquerdo, guardam a qualidade dos sinais de áudio e uso de componentes de qualidade, incluindo capacitores feitos no Japão e amplificadores operacionais (op-amps), resultando em saída de som com clareza e fidelidade excepcionais. O único circuito de-pop reduz o ruído para das saídas de áudio. Um painel de controle fácil de usar torna rápida a tarefa de melhorar e personalizar as configurações de som, seja para jogos, bate-papo, ver filmes ou ouvir música.

Para rede sem lags, o software TurboLAN e sua interface intuitiva permitem reduzir os atrasos sem ter conhecimento avançado. As placas-mãe vêm com rede Intel Gigabit e, em modelos selecionados da ASUS Z97, estão presentes Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.0.

Acesse tudo de qualquer lugar com o ASUS HomeCloud

Para quem procura criar um sistema de entretenimento doméstico, as placas-mãe ASUS possuem o ASUS HomeCloud, sistema que permite ao consumidor acessar todo o conteúdo de um PC remotamente, enviar conteúdo multimídia para qualquer dispositivo compatível pela rede Wi-Fi ou cabeada, e gerenciar conteúdo de qualquer lugar, não importa onde estiver armazenado. O recurso integrado Wake-On-WAN permite ligar e controlar um PC remotamente com um único dispositivo móvel: smartphone e tablets, a qualquer hora e lugar, transformando o PC em uma nuvem privada.

Padrões de qualidade

A ASUS adota rigorosos padrões de compatibilidade e validação para garantir qualidade durante toda a vida útil do produto. A tecnologia ASUS 5X Protection garante que apenas os melhores componentes sejam usados para durabilidade de longo prazo do sistema, como DIGI+ VRM, proteção de sobrecarga nas memórias, ESD Guards, capacitores sólidos 5K-hr de alta qualidade e um painel I/O traseiro de aço inoxidável resistente à corrosão.

Um extenso programa de certificação garante compatibilidade com mais de mil componentes e dispositivos, incluindo CPUs para servidores e consumidores, centenas de módulos de memória, placas gráficas, fontes de energia, dispositivos de rede e monitores. Para garantir confiança máxima, cada placa-mãe é testada por cerca de 7.000 horas, incluindo testes de temperatura, umidade, aquecimento, liga/desliga, consumo de energia, choque térmico, entre outros. Cada componente compatível certificado é submetido à até 24 horas de testes de envelhecimento para garantir uma operação diária sem problemas.

Acessórios de próxima geração 

O consumidor pode adicionar um toque de futuro às suas placas-mãe da série 9 com os acessórios ASUS NFC Express 2 Box e ASUS Wireless Charger. O primeiro ajuda o consumidor a interagir com o PC e dispositivos inteligentes de forma eficiente e sem fio - toque o dispositivo no NFC Express 2 para copiar um filme do PC, fazer login na máquina sem digitar ou realizar backups automáticos.

Já o ASUSWireless Charger permite carregar a bateria de dispositivos inteligentes compatíveis com o padrão Qi sem usar fios. O ASUS NFC Express 2 e o Wireless Charger vêm em modelos selecionados da Z97 e estão disponíveis como acessórios (vendido separadamente) para qualquer placa-mãe ASUS série 9.

As placas-mãe ASUS 9 Series estarão disponíveis a partir de 19 de maio no mercado brasileiro. A empresa não informou quais serão os preços finais de venda para o consumidor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.