Segundo Kevin Gill, no passado essa era a "cara" de Marte (Fonte da imagem: Reprodução/Kevin Gill)

Vendo as imagens desoladoras capturadas recentemente pela sonda Curiosity, fica difícil imaginar que, um dia, Marte também teve uma paisagem bonita, repleta de água, nuvens no céu, alguma vegetação e, quem sabe, até fauna. Mas a tarefa foi realizada, recentemente, por um engenheiro de software muito criativo e atento a detalhes científicos. 

Usando dados coletados pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, Kevin Gill imaginou o Planeta Vermelho com muito mais azul e verde, de maneira um pouco similar à Terra. Em entrevista para o Discovery News, o engenheiro contou que essa foi uma ótima maneira de aprender mais sobre Marte, praticar sua criatividade e aperfeiçoar o software que ele usou para renderizar as imagens.

Um vasto oceano alimentaria o Vallis Marineris (Fonte da imagem: Reprodução/Kevin Gill)

Curioso notar que, nas imagens de Gill, algumas elevações marcianas chegam a desafiar  a atmosfera do planeta, subindo além das nuvens. Segundo ele, a região vulcânica de alta altitude foi imaginada como sendo uma porção deserta de Marte, com pouca vegetação se comparada com as regiões de baixa latitude. Além disso, um grande oceano preenche uma das faces de Marte, alimentando o grande vale conhecido como Vallis Marineris.

Por mais que o trabalho tenha sido feito por um engenheiro de software e não por um cientista focado na evolução de Marte, ver essas imagens chegam até mesmo a causar um estranhamento, principalmente se lembrarmos de como o planeta se parece hoje.

Cupons de desconto TecMundo: