Representação artística mostra o sistema de cinco planetas (Fonte da imagem: Reprodução/BBC)

Cientistas anunciaram a descoberta de mais cinco exoplanetas, ou seja, mundos que estão fora do nosso Sistema Solar. Ao investigarem a estrela Tau Ceti, que fica a “apenas” 12 anos-luz da Terra, os astrônomos perceberam certos eventos que levam a acreditar que pelo menos cinco planetas estão presentes naquela região. Aparentemente, um deles está orbitando a estrela em uma área que pode ser habitável.

Esse anúncio também é importante porque valida, de certa forma, novos métodos de buscas por exoplanetas usados pelos pesquisadores durante a descoberta. Um dos avanços realizados pela equipe foi o refinamento dos dados coletados, o que permite a eles analisarem melhor indicativos falsos, na expectativa de que, a partir deles, possam encontrar indícios reais da presença de corpos celestes.

Os cientistas acreditam que os planetas ao redor de Tau Ceti possuem de duas a seis vezes a massa terrestre e órbitas que variam de 14 a 1.640 dias. O planeta localizado dentro da área “habitável”, batizado de HD 10700e, está tão longe de sua estrela quanto nós estamos do Sol, com a diferença de que Tau Ceti é ligeiramente menor e mais fraca do que o nosso “Astro Rei”.

Cupons de desconto TecMundo: