NASA encontra 1.284 novos planetas de uma só vez fora do sistema solar

1 min de leitura
Imagem de: NASA encontra 1.284 novos planetas de uma só vez fora do sistema solar
Fonte: NASA
Avatar do autor

Os responsáveis pela missão Kepler, da NASA, anunciaram nesta terça-feira (10) a descoberta de nada menos que 1.284 novos planetas — o maior achado da área em quantidade de corpos celestes encontrados de uma única vez.

O objetivo da missão é descobrir exoplanetas, ou seja, que estejam fora do sistema solar. O foco está naqueles que sejam parecidos em estrutura e composição com a Terra, talvez servindo até como um local habitável ou possível de abrigar vida inteligente.

Desse novo grupo de planetas, quase 550 podem ser rochosos, como a Terra, baseados em seu atual tamanho. Nove deles estão em uma zona habitável em relação a um sol — e essa lista animadora já chega a 21 corpos celestes que podem trazer boas notícias à humanidade.

Em busca de um lar

O catálogo de "possíveis planetas" analisado pelo telescópio espacial Kepler tinha mais de 4 mil candidatos, mas "só" 1.284 foram categorizados com 99% de chances ou mais de ser de fato um planeta. Os demais ou são outros fenômenos espaciais ou possuem menos chances de classificação.

Na pesquisa, o telescópio captura sinais distantes de planetas, como diminuição de intensidade luminosa quando um deles passa na frente de uma estrela. Os testes de confirmação antes eram realizados individualmente, mas o novo método é estatístico e pode ser aplicado em massa com a mesma proporção de acerto.

O ser humano será capaz de estabelecer colônias em outros planetas? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
NASA encontra 1.284 novos planetas de uma só vez fora do sistema solar