Área 42: como construir uma geladeirinha USB [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Área 42: como construir uma geladeirinha USB [vídeo]

O inverno já está se aproximando do fim e, com a chegada da primavera, o calor aumenta cada vez mais. Algo muito comum é deixarmos uma lata ou garrafa de refrigerante na mesa enquanto utilizamos o computador. Infelizmente, com as altas temperaturas, a bebida acaba esquentando.

Mas e que tal impedir que isso aconteça construindo uma minigeladeira para manter sua bebida gelada? A sua construção é simples, e o melhor de tudo: ela pode ser conectada em qualquer porta USB do computador.

Materiais necessários

  • 1 Peltier;
  • Pasta térmica;
  • 1 chapa de isopor;
  • 2 dissipadores de calor (os modelos que acompanham CPUs servem perfeitamente);
  • 1 cabo USB comum;
  • Fios de cobre;
  • 1 caixa de bombom (daquelas de acrílico ou similar);
  • Cola quente.

Também vamos utilizar tesoura, estilete, alicate, lápis ou caneta e uma régua.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para quem não conhece, Peltier é uma pastilha térmica com um efeito muito interessante. Enquanto de um lado a peça esquenta, do outro ela esfria. O que faz isso acontecer é a corrente elétrica passando continuamente pelos condutores no interior do componente, efeito que causa o diferencial de temperatura entre os lados dele.

 

Muitos coolers para computador utilizam esse dispositivo. Caso você não tenha nenhum desses em casa, pode comprar o componente pela internet. Seu custo é relativamente baixo, não ultrapassando os R$ 25 para os modelos mais básicos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A pastilha será conectada na porta USB do computador, podendo trabalhar com tensões que variam de 5 até 12 volts, portanto, os 5 volts fornecidos pela porta USB são suficientes para alimentar a peça e resfriar a nossa pequena geladeira.

Montando o sistema de refrigeração

Vamos começar nosso projeto cortando o cabo USB. Dentro dele, existem quatro fios e uma malha de proteção. Devemos cortar quase tudo, mantendo apenas dois fios: o preto e o vermelho. Enquanto o primeiro é o negativo, o segundo transmite o sinal positivo.

Após fazer isso, descascamos as pontas dos dois fios e conectamos o cabo na porta USB do computador. Com um multímetro, podemos verificar que a tensão do cabo é de cerca de 5 volts.

Agora, emendamos os fios do cabo USB no Peltier, que também possui um fio vermelho e um fio preto. Basta unir aqueles de mesma cor e pronto.

Para verificar se a pastilha está funcionando adequadamente, vamos utilizar nosso termômetro a laser. Através disso, podemos constatar que ela está trabalhando perfeitamente. Veja que de um lado a peça esquenta rapidamente, enquanto do outro ela é ligeiramente mais fria.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Agora que verificamos que tudo funciona, devemos soldar os fios para evitar que eles se soltem. Para finalizar, aplicamos fita isolante em volta, prendendo tudo muito bem.

O próximo passo é prender a pastilha entre os dissipadores. O objetivo é refrigerar o lado mais quente ao mesmo tempo em que transferimos o frio da outra face para o interior de nossa geladeira.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O Peltier trabalha com um diferencial de temperatura, sendo que essa variação pode ir de 20 até 40 graus ou mais. Logo, quanto mais refrigerado o lado quente, mais frio fica o outro lado.

Vamos passar pasta térmica de um lado da pastilha e posicionar a peça sobre o primeiro dissipador de calor. Do outro lado, devemos fazer o mesmo. O resultado final é como se fosse um “sanduíche” de dissipadores com o Peltier no meio. É importante que ele fique posicionado perfeitamente no centro.

Para prender as peças e manter o conjunto unido, vamos utilizar os fios de cobre, apertando bem um dissipador contra o outro. Para que o conjunto não apresente falhas, é importante que você aperte bem as peças com os fios de cobre.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Caso você tenha dissipadores que possam ser presos um no outro com parafusos, é ainda melhor. Infelizmente, em nosso caso isso não foi possível. Por isso optamos pelos fios de cobre.

Depois disso, nosso sistema de refrigeração está pronto.

Montando a minigeladeira

Nossa geladeira será um pouco maior que as tradicionais de mesa, aquelas que podem acomodar apenas uma lata de cada vez. Vamos aproveitar e construir um modelo que possa receber até mesmo garrafas pequenas.

Para começar, pegamos o isopor e cortamos três partes, com 15x30 centímetros cada uma. Em seguida, colamos as três, de modo a formar uma caixa. Logo depois, cortamos mais dois pedaços menores, medindo 19x15 centímetros cada um. Devemos colar o primeiro em cima.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A segunda peça menor será a parte inferior de nossa geladeirinha. Mas, antes de colar o componente, precisamos prender o dissipador. Para fazer isso, posicionamos a peça sobre o isopor, marcamos e cortamos com o estilete. Depois, aplicamos cola quente dos lados para fixar o sistema de refrigeração na parte inferior da geladeira.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Agora, é só colar essa parte no restante do objeto. Para nos certificarmos de que tudo ficou bem firme, aplicamos mais um pouco de cola no interior do dele, nos cantos, onde as paredes se encontram.

Para construir a porta da geladeira, devemos cortar um pedaço de isopor, medindo 19x34 centímetros, e uma segunda chapa, um pouco menor, medindo 14x30 centímetros. A peça menor deve ser colada bem no centro da maior, dessa maneira, a porta poderá ser encaixada na geladeira, impedindo que o calor escape.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Importante: Na hora de colar a parte menor, deixe um dos quatro lados sem cola, pois precisaremos encaixar a janela mais à frente.

Vamos fabricar uma janela para decorar a geladeira e, ao mesmo tempo, enxergar o que tem dentro dela. Para fazer isso, cortamos um pedaço de acrílico de uma caixa de bombons. Você pode utilizar outros tipos de plásticos para esse objetivo, mas o acrílico dá um aspecto melhor ao trabalho.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois de cortar a peça, devemos abrir um buraco no meio da porta da nossa geladeira. Ele deve ser menor que a peça plástica. Depois de cortar tudo, podemos encaixar o plástico pela parte da porta que não colamos antes. Em seguida, podemos colar o isopor e manter tudo firme.

Visando permitir que a porta abra e feche naturalmente, precisamos providenciar uma dobradiça. Para fazer isso, utilizamos algumas tiras de fita crepe na lateral.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Finalmente, cortamos mais alguns pedaços de isopor e os colamos na parte baixo. Essa parte possui dois objetivos: o primeiro é esconder o “motor”, e o segundo é impedir que o dissipador quente encoste na mesa, sendo que o calor pode danificá-la.

Nós construímos a nossa minigeladeira de modo simples, sem pintura ou aplicar acabamentos. Se você quiser, pode forrar ela com papelão, massa plástica ou acrílica ou qualquer outro acabamento. Depois disso, você pode pintar e decorar da maneira que quiser, podendo até mesmo criar uma espécie de “case mod” para combinar com o gabinete do seu computador.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O tamanho também é opcional: nosso objeto pode acomodar latas de refrigerante e até mesmo garrafas maiores, com 600 ml. O limite é a sua imaginação! Construa a sua geladeira e nos conte como ficou!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.