Você já parou para pensar na quantidade de sinais invisíveis que nos circundam, principalmente no meio de uma grande cidade com centros empresariais, escritórios e uma série de outros lugares extremamente conectados, seja via internet ou através de sinais de telefonia?

Agora, imagina se fosse possível enxergar – como se tivéssemos um superpoder – todas essas ondas de rádio que portam para nós a internet, a cobertura de GPS e o sinal dos nossos smarphones. Pois a partir da ideia de um artista holandês chamado Richard Vijgen, que criou o aplicativo para um trabalho chamado Architecture of Radio (em português, Arquitetura do Rádio), o app agora está à venda por US$ 3, cerca de R$ 11, para o iOS.

Enxergando o mundo com outros olhos

Com o seu iPhone ou iPad, você poderá visualizar em tempo real o posicionamento de satélites de GPS ou que trabalham com outros tipos de sinais e de torres de sinal de celular, que fornecem a linha para fazermos chamada e o sinal 2G/3G/4G de internet. Tudo isso é mostrado de acordo com informações adquiridas em uma série de bancos de dados que registram onde estão todas essas estruturas.

A partir daí, o aplicativo faz a sua mágica: em uma tela com um fundo azul, as estruturas são mostradas como se estivéssemos enxergando com visão de raio X. Até a movimentação – nesse caso, apenas ilustrativa e estética – das ondas de rádio são mostradas no aplicativo, e tudo ao nosso redor se torna ao mesmo tempo fascinante e um pouco assustador.

Para baixar o aplicativo no seu iPhone ou iPad, clique neste link.

Novo aplicativo mostra a posição de torres de celular, de satélites e como as ondas de rádio se comportam ao nosso redor. Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: