Alguns dispositivos Android possuem uma função que detecta se os olhos do usuário estão voltados para a tela e a mantêm acesa, mas esse infelizmente não é o caso de todos os aparelhos. Para quem precisa sempre estar tocando no visor para que ele não apague enquanto lê um texto ou assiste a um vídeo, uma boa solução é o aplicativo KinScreen.

Ele utiliza os sensores de movimento e de proximidade do smartphone ou tablet para detectar mesmo as menores alterações de posição e interpreta isso como um sinal de que o usuário está realizando alguma atividade no momento. Como o app verifica o tempo todo qual a inclinação em que o aparelho se encontra, é possível configurá-lo para apagar a tela quando for posto em uma angulação específica.

Assim, ao programar o app para não manter a tela acesa quando o dispositivo estiver inclinado a menos de 10º, por exemplo, é só deixá-lo de lado enquanto digita que a tela se apagará mesmo com as pequenas vibrações emanadas pela mesa. Há também as opções de manter o telefone ou tablet acesos se esses estiverem inclinados a mais de 60º ou enquanto carregam, assim como aumentar o brilho da tela para o máximo durante o carregamento.

Mas não é preciso se preocupar com a bateria, uma vez que a tela se apaga se o sensor de proximidade for coberto por mais de 10 segundos ou se o dispositivo permanecer completamente parado por mais de 20 segundos. O monitoramento se desativa quando a tela está apagada. É possível configurar as opções de angulação e de tempo ativo da tela, mas somente na versão paga do aplicativo. Não é necessário o root do aparelho para que nenhuma função seja ativada.

Caso você tenha se interessado pelas funções do KinScreen, pode baixá-lo para o seu dispositivo Android através deste link.

A função de manter a tela acesa faz falta em seu Android? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: