Paper: novo recurso de app para iPad corrige automaticamente seus rabiscos

1 min de leitura
Imagem de: Paper: novo recurso de app para iPad corrige automaticamente seus rabiscos

O aplicativo Paper é um velho conhecido de quem já usa o iPad há algum tempo. Ele basicamente transforma o tablet da Apple em um quadro pronto para ser rabiscado pelo usuário, fazendo com que desenhar ideias, quadros e diagramas seja algo fácil de se fazer. Porém, a falta de talento artístico pode fazer com que algumas pessoas não consigam aproveitar todo potencial do software. Pelo menos, até agora. A FiftyThree acabou de lançar o Think Kit, um conjunto de ferramentas que faz o app reconhecer até os traços mais toscos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para transformar formas bizarras ou mal desenhadas em belos quadros, gráficos e diagramas, a nova funcionalidade de Paper se apoia em um recurso chamado Intention Engine, criado pela própria desenvolvedora. O sistema é especializado no reconhecimento e renderização de linhas, analisando e corrigindo automaticamente o que é desenhado na interface do aplicativo a partir de dúzias de padrões pré-estabelecidos. O projeto faz parte de uma mudança no posicionamento da empresa no mercado, que agora mira os ramos corporativo e educativo.

Tudo isso pode ser desenhado à mão.

Assim, a ideia é aumentar a produtividade dos profissionais e, claro, dar suporte mesmo para quem não consegue fazer uma linha reta no papel. “A coisa mais comum que costumávamos ouvir quando mostrávamos o Paper às pessoas era ‘bem, eu não sei desenhar, então isso não é para mim’”, explica Bill Morein, diretor de produtos da FiftyThree, afirmando que, com as ferramentas do Think Kit, os usuários poderão se focar na mensagem a ser passada e não em se os seus desenhos serão compreendidos pelos colegas.

Segundo o site The Verge, a tarefa de rabiscar no app ficou realmente bem mais fácil, com o programa transformando os traços “magicamente” em objetos digitais com uma qualidade visual de dar inveja. Mesmo assim, é preciso investir um pouco de tempo no uso das novas funções do software – e de suas regrinhas – para fazer a coisa funcionar adequadamente. Se quiser fazer um círculo ou um quadrado, por exemplo, é preciso fechar totalmente a linha, já que pontas soltas fazem com que seu rabisco continue sendo apenas um rabisco.

Quem já tem o Paper instalado, pode atualizá-lo para ter acesso à nova ferramenta, e os donos de iPad que resolverem testar o app agora podem baixar todo o conjunto gratuitamente direto da App Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.