Protestando de iPhone: iPanelaço reproduz som de batidas na panela no iOS

2 min de leitura
Imagem de: Protestando de iPhone: iPanelaço reproduz som de batidas na panela no iOS

Um dos grandes trunfos da tecnologia – e um dos motivos pela qual ela avança de forma tão rápida em múltiplos setores – é a capacidade de trazer mais conforto e simplicidade para nossa vida, deixando tarefas cotidianas mais simples. Assim, não é surpresa para ninguém que uma ferramenta mobile acabasse surgindo para auxiliar os cidadãos que gostam de protestar contra o governo da janela de suas casas. A ideia do aplicativo iPanelaço, então, é poupar os utensílios domésticos e, de quebra, oferecer novos recursos para o ato.

Tomou uma bronca do dono das panelas ao retirá-las da cozinha para fazer um batuque ou não achou muito prático levar os itens para lá e para cá na esperança de participar de um panelaço na rua ou na faculdade? O app para iPhone e iPad desenvolvido pela Casa de Ideias tem o objetivo de concentrar diversas facetas desse tipo de “levante popular” na tela dos – nada barato – dispositivos da Apple.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Em algumas culturas, bater panelas ou ‘panelaço’ faz parte da forma de expressão popular. Este app permite a você levar a possibilidade de exercer essa forma de se expressar a pequenos lugares ou recintos, como salas e auditórios, com a mesma intensidade, mas sem a necessidade de elementos físicos”, diz o texto de descrição do aplicativo na App Store. O software oferece seis opções de panelas virtuais com timbres característicos, que – teoricamente – reproduzem o barulho de metal em metal com “sons claros e amplos”.

Infelizmente – ou felizmente, dependendo da sua inclinação política –, os efeitos sonoros gerados pelo programa não são lá muito altos, principalmente quando comparados com o som produzido pelos utensílios reais. Segundo os créditos do iPanelaço, todos eles foram retirados de repositórios gratuitos na internet, assim como a imagem das próprias panelas. Desse modo, você só conseguiria fazer eco nas batucadas oficiais conectando seu iPhone a um aparelho de som Bluetooth, por exemplo.

Moda de bater panela

Bastante popular em países como a Argentina, o panelaço caiu no gosto de uma parcela da população brasileira no início deste ano, com o primeiro rolando durante o pronunciamento de Dilma Rousseff no Dia Internacional de Mulher. Na sequência, outro foi convocado pelas redes sociais durante falas dos ministros na TV e o terceiro e último – até o momento – aconteceu na última terça-feira (5), durante a exibição de um programa do PT em rede nacional.

E aí, pretende dar uma chance para o app de iOS, vai tentar tomar mais cuidado para não amassar as panelas de casa ou é contra o ato? Deixe sua opinião – de forma respeitosa – mais abaixo, na seção de comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.