Usar o celular e dirigir ao mesmo tempo é possível com o RayGo [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Usar o celular e dirigir ao mesmo tempo é possível com o RayGo [vídeo]

Dirigir e usar o celular ao mesmo tempo é ilegal e perigoso — algo especialmente arriscado se você for conferir e digitar mensagens no WhatsApp ou no Facebook, por mais tentador que isso seja. Para uma startup israelense, entretanto, não adianta multar ou dar bronca nesses motoristas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A solução proposta é o RayGo, um dispositivo para Android e iOS (com limitações) que permite a você dirigir e utilizar o celular ao mesmo tempo sem comprometer nenhuma das duas atividades. Trata-se de um anexo que é acoplado no volante do veículo e conecta-se via Bluetooth com o gadget.

Ele pode ser pareado com apps como Facebook, WhatsApp, Gmail, Calendário, Spotify, Skype e muitos outros, que são abertos em um "Modo Direção". O RayGo pode ser utilizado via controle de voz ou com toques rápidos nos botões físicos: o menu é acessado nas setas para cima ou para baixo, enquanto a seta para esquerda retorna à tela anterior. Por fim, o botão da direita faz uma ação de entrada ou abre o suporte a áudio.

O funcionamento é simples: o RayGo lê a mensagem para você e permite ações rápidas, como repetir o recado, passar para a próxima ou dar uma resposta rápida. As respostas são padronizadas e envolvem "Estou dirigindo e conversamos depois", entre outras opções. A tecnologia originalmente foi patenteada para ajudar pessoas com deficiência visual a abrir aplicativos e usar gadgets, mas foi adaptada para o cotidiano de motoristas.

A tela na frente do motorista com a exibição de alguns conteúdos é opcional. Além disso, como até escutar as mensagens atentamente pode distrair o motorista, o app pausa os recados se sentir que você está em um trecho perigoso ou cheio de curvas, por exemplo.

A melhor forma de não se distrair com o celular enquanto dirige é simplesmente não utilizá-lo ao volante, mas a solução RayGo pode ser uma alternativa para evitar acidentes e derrapadas. O produto está em financiamento no IndieGogo e já superou o mínimo necessário. O pacote disponível mais barato rende dois RayGo por US$ 85.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.