Aplicativo permite escrever e reproduzir partituras no Surface Pro 3

2 min de leitura
Imagem de: Aplicativo permite escrever e reproduzir partituras no Surface Pro 3
Imagem: YouTube

Mesmo o mais purista ou o mais nostálgico dos músicos teria dificuldades para não se deixar levar pela proposta do StaffPad. Desenvolvido para utilização com o Microsoft Surface 3 — ou qualquer outro tablet movido a Windows 8.1 com caneta e tela sensível ao toque ativas —, o aplicativo da softhouse homônima serve como um prático caderno de partituras virtual com vários atrativos.

E isso a começar pelo reconhecimento dos símbolos desenhados à mão. Garranchos e anotações ligeiras são transformadas aqui em notações completas e de elegância a toda prova — conforme os rabiscos viram figuras musicais, pausas, notações de intensidade, definições de compasso etc. Além disso, o StaffPad também se permite algumas correções, reduzindo espaços e dispondo adequadamente as divisões de compasso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Reprodução de partituras

Após escrever uma longa composição formada por múltiplas vozes, é natural que qualquer compositor que se preze queira ouvir o resultado o mais rápido possível. Embora aplicativos que “tocam” partituras não sejam nada particularmente raro, o StaffPad traz algumas vantagens, sobretudo no que se refere à qualidade do áudio.

Conforme descrevem os criadores do app, todas as samples (amostras de som) utilizadas no StaffPad foram obtidas de gravações da Orquestra Sinfônica de Boston (EUA) — com registros de “músicos de um outro nível, garantindo que você possa tirar o melhor da sua composição”.

Ademais, o StaffPad permite anotações de dinâmica musical (piano, mezzo, forte, fortíssimo etc.) diretamente nas notações de cada instrumento. Além de deixar a partitura mais “limpa” (sem a necessidade de marcações adicionais), a inclusão rápida desses indicadores torna a reprodução mais precisa.

Salvar, imprimir e compartilhar

Não deve haver muita coisa mais frustrante do que perder uma longa composição. Nesse ponto, o StaffPad também lança mão de uma vantagem notória do novo sistema operacional da Microsoft, com todos os seus registros sendo imediatamente salvos em nuvem.

Também é possível organizar partituras em coleções, facilitando o gerenciamento de novos projetos — os quais podem ser sincronizados utilizando todos os seus aparelhos movidos pelo Windows 8.1. Isso torna igualmente fácil retornar para versões anteriores de qualquer composição salva.

O StaffPad também inclui diversas ferramentas para o compartilhamento das suas criações. Além de um layout para impressão que promete “belos resultados”, o aplicativo também permite exportar projetos em MusicXML ou MIDI para utilização em programas dedicados — sendo possível “enviar facilmente por email um [arquivo de] MP3 ou WAV por meio de apenas alguns toques”.

Para profissionais e amadores

O mote do StaffPad parece ser algo como “Complexo o bastante para profissionais, mas intuitivo o suficiente para amadores”. De fato, embora o programa seja facilmente manejado mesmo por quem possua apenas algumas noções básicas sobre notação musical, as várias camadas, a facilidade com que trechos são repetidos e, de forma geral, a profundidade das edições pode tornar o aplicativo particularmente atraente para quem vive da música.

O StaffPad está disponível exclusivamente na Windows Store por R$ 109,99. Embora tenha sido projetado especificamente para o Microsoft Surface Pro 3, o software deve funcionar normalmente com outros dispositivos movidos pela versão 8.1 do sistema operacional — embora seja obrigatória a utilização de caneta (borracha, sensibilidade de pressão etc.) e superfície sensível ao toque ativas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.