Agora você pode mandar mensagens offline pelo Bleep

2 min de leitura
Imagem de: Agora você pode mandar mensagens offline pelo Bleep

Originalmente chamado de BitTorrent Chat, o aplicativo Bleep (que ainda está em sua fase Alpha) tem como proposta a troca de mensagens completamente criptografadas entre seus usuários. A ideia é permitir o compartilhamento e o armazenamento do conteúdo apenas entre os dispositivos que estão se comunicando, sem que nada passe por um servidor externo.

E para garantir que nada possa ser acessado por terceiros, o programa permite a total exclusão de todo o histórico de mensagens. Uma vez que não há backups exteriores ao dispositivo, o app não deixa nenhum rastro das conversas deletadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mensagens offline, ou quase isso

Com a nova atualização, agora é possível fazer o envio de mensagens para usuários que estejam offline, função que existe em praticamente qualquer aplicativo de chat, mas que até então não estava disponível no Bleep.

O time de desenvolvimento do programa explica o motivo: “Sem um servidor para armazenar as mensagens, nós precisamos de um pouco mais de tempo para definir os detalhes de como mandar e receber mensagens para usuários que estejam offline com a mesma segurança que podemos garantir durante as conversas em tempo real”.

No entanto, ainda há um problema com isso, que é o fato de a mensagem ficar armazenada no dispositivo de quem está a enviando até que as duas pessoas estejam online ao mesmo tempo, uma vez que não há um servidor para guardar essa informação.

Melhorias já estão em desenvolvimento

A equipe de desenvolvimento já está trabalhando em uma solução para essa questão, e logo não será mais necessário o acesso simultâneo dos dois participantes da conversa para que as mensagens offline possam ser enviadas.

Os desenvolvedores planejam utilizar o tracker distribuído do BitTorrent para isso, armazenando as informações compartilhadas apenas temporariamente, enquanto o receptor não estiver online. Uma vez que a transmissão for concluída, o tracker apaga quaisquer rastros da transferência. Mais detalhes de como isso acontecerá ainda serão divulgados.

Outras melhorias desta atualização da versão Alpha do aplicativo são:

  • Correção de bugs para aumento de estabilidade
  • Usuários podem ver uma lista mais longa de contatos online
  • Redução do uso de dados (apesar de ainda não ser aconselhável a utilização apenas de planos móveis, uma vez que o consumo ainda é considerado alto)
  • Melhorias na interface de usuário

Lançado em modo Alpha privado no mês de julho, apenas para Windows 7 e 8, o Bleep recebeu uma versão Alpha pública em setembro, com app para Android e OS X. Uma versão Beta já está em desenvolvimento, mas ainda sem previsão de lançamento.

Você pode baixar o programa atualizado em labs.bittorrent.com/bleep.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.