Que tal cuidar ainda mais de seu fiel companheiro? (Fonte da imagem: Reprodução/iTunes)

Grande parte das dimensões da vida humana é hoje abarcada pela tecnologia eletrônica. Naturalmente, tarefas dos mais diversos tipos acabam também ganhando complementos, que colocam em xeque a forma com que determinadas ações podem ser executadas. E é claro que a vida dos bichinhos de estimação não poderia ficar de fora desta nova onda.

Que tal então estreitar os laços com seu amigo cão ou gato? Nesta lista, os mais populares aplicativos relacionados a facilidades no tratamento de animais são mencionados. Monte uma ficha de seu companheiro em espaço virtual, monitore o desempenho físico de seu cachorro e até mesmo consulte detalhes quanto à anatomia dos cãezinhos.

Nota: os apps seguintes podem apresentar variação de versão (para iOS e para Android). Ao lado do nome de cada extensão, o sistema operacional compatível com o aplicativo será mencionado. Clique sobre “iOS” ou sobre “Android” para visitar o site de uma das lojas online.

1 – Dog Whistler (gratuito para iOS e Android)

Algumas frequências inaudíveis aos ouvidos humanos podem ser intoleráveis à audição de cães. Mas essa informação já é bem conhecida por parte dos donos de cachorros, certo? Dog Whistler é um aplicativo que permite a regulagem em Hz de ruídos que serão emitidos por seu smartphone. Use os sons para treinar seu bom amigo e deixe seu companheiro afiado aos chamados de seu mobile.

(Fonte da imagem: Reprodução/iTunes)

2 – Pet Phone (pago para iOS; APK para Android)

Este aplicativo permite a criação de uma ficha completa sobre cada um dos seus bichinhos. Seu gato ou cachorro tomou aquela medicação recomendada pelo veterinário? Anote! Crie históricos das atividades dos animais, inclua nos registros de cada um deles fotos, tipo de raça, peso e altura e tenha às mãos um cadastro recheado de informações.

(Fonte da imagem: Reprodução/iTunes)

3 – Dogs 360 (gratuito para iOS; versão para Android)

Qual é, afinal, a raça de seu cão? Dogs 360 é um aplicativo capaz de sanar dúvidas sobre essa tão comum questão. São cerca de 70 raças listadas pela biblioteca do app, e além de ser possível ver fotos de cada cachorro, o latido dos cães pode ser também ouvido.

(Fonte da imagem: Reprodução/iTunes)

Há uma versão alternativa de Dogs 360 para o sistema Android. Sob o nome de Dog 360 (acesse-o na Google Play por aqui), ele exibe informações sobre a anatomia dos pequenos animais. Detalhes quanto à estrutura óssea e tipos de orelhas dos cãezinhos são alguns dos esclarecimentos feitos pela edição do app para o sistema da Google.

Outra opção a quem deseja consultar ainda mais informações sobre a anatomia de cachorros é o Dog Anatomy: Canine 3D. Como o nome do prório app sugere, modelos em 3D de toda a fisologia dos cães são mostrados. Clique aqui e confira mais sobre o aplicativo.

4 – MyPets – Pet Manager (gratuito para iOS)

Assim como o Pet Phone, esta extensão também tem como principal proposta melhorar a organização de informações sobre os bichos de estimação. Mas o diferencial de MyPets está em seu idioma-padrão: por ser todo em português, uma navegação tranquila pode ser feita por qualquer usuário. Armazene dados como números de telefone de veterinários e quantidades de vacinas tomadas com este útil aplicativo em seu iOS.

(Fonte da imagem: Reprodução/iTunes)

5 – MapMyDogWalk (gratuito para iOS e Android)

Se você vive em apartamento e passeia com seu amigo diariamente, este aplicativo deve então ser instalado em seu aparelho. Disponível para os sistemas Android e iOS, MapMyDogWalk registra, em um mapa, o trajeto percorrido por você em parceria com seu cão. Além da distância caminhada, velocidade, ritmo e calorias perdidas são outras das informações exibidas pelo app.

(Fonte da imagem: Reprodução/iTunes)

6 – Petsie (gratuito para Android)

A qual raça este cachorro pertence? A proposta de Petsie é fazer com que esta questão seja facilmente respondida: fotos de vários tipos de cachorros são mostradas pelo app – basta bater rapidamente o olho sobre as imagens para descobrir a raça de seu pequeno e peludo amigo. É possível também criar perfis de seus cachorros na rede social de Petsie – espaço virtual que conta com mais de 100 mil cadastros de animais e 1,5 milhão de fotos.

(Fonte da imagem: Reprodução/PlayStore)

7 – Meu Amigo Gato (gratuito para Android)

De que forma aquele ou este gato se comporta? Consulte o comportamento de cerca de 50 tipos de gatos e decida qual bichano você deverá adotar. A “enciclopédia felina” lista ainda quais cuidados básicos devem ser dados a cada raça.

(Fonte da imagem: Reprodução/PlayStore)

8 – Pet First Aid (pago para iOS)

Que tal ter acesso a uma central rica em conteúdo sobre cuidados médicos para cães e gatos? É claro que a listagem de informações por um aplicativo não substitui as orientações de um veterinário, mas, por vezes, pequenas dúvidas sobre respiração de animais, medicamentos para pets ou até mesmo sobre que tipo de comida dar ao bichinho acabam colocando pulgas atrás das orelhas de donos dos companheiros. Pet First Aid oferece aos seus usuários uma biblioteca farta de vídeos, artigos e fotos sobre tudo relacionado à saúde de animais.

(Fonte da imagem: Reprodução/iTunes)

9 – iKibble (gratuito para iOS)

Não foi uma vez que o resto de um ou outro prato sobrou e a visceral questão veio à tona: posso dar este tipo de comida ao meu cão? Descura o que incluir na dieta de seu amigo e consulte ainda descrições objetivas e claras sobre as propriedades dos alimentos (em inglês). Quais carnes são ricas em proteínas e possuem as menores taxas de gordura? Baixe este app e mantenha o estômago de seu cachorro na linha.

(Fonte da imagem: Reprodução/iTunes)

10 – Tradutor de Cães (gratuito para iOS)

Atenção: este aplicativo não traduz o latido de seus cachorros de verdade; a finalidade aqui é promover o entretenimento puro. Mas como esta curiosa ferramenta funciona? Basta apertar o botão “Tradutor de Latido”, aguardar alguns segundos e ver o que seu amigo pode estar tentando dizer.

(Fonte da imagem: Reprodução/iTunes)

Bônus – Tradutor Humano-Gato Versão (pago para Android)

Este aplicativo corre na mão inversa do Tradutor de Cães. Em vez de dizer o que seu animal está tentando falar, uma mensagem codificada em forma de miado vai ser tocada por seu smartphone. O software promete “ler todos os idiomas humanos (exceto o suaíli)” e diz ser capaz de, ao captar uma frase dita qualquer, traduzi-la à linguagem dos bichanos. Curioso, não?

(Fonte da imagem: Reprodução/PlayStore)

....

Prezar pelo bem-estar dos bichinhos de estimação é a obrigação mais básica às quais os donos dos amiguinhos podem estar submetidos. Você costuma usar algum outro aplicativo de monitoramento junto ao seu companheiro?

Cupons de desconto TecMundo: