Saga: o sucessor do Siri que vai controlar a sua vida

1 min de leitura
Imagem de: Saga: o sucessor do Siri que vai controlar a sua vida

(Fonte da imagem: Reprodução/ITunes Store)

Se você já ficou impressionado com a maneira como Siri é capaz de adivinhar as respostas para as suas perguntas, saiba que muito em breve você poderá deixar quase todas as decisões da sua vida nas mãos de um aplicativo. Estamos falando de um app chamado Saga, ainda em desenvolvimento, e que está sendo considerado uma espécie de “Big Brother” da vida real.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O programa está sendo aperfeiçoado pela A.R.O., uma startup (empresa iniciante) localizada na cidade de Seattle. Seu funcionamento é bastante simples, mas a maneira como ele apresenta os resultados e coleta essas informações para isso faz com que você pareça estar em meio a um reality show.

Como funciona

O Saga observa suas atividades no mundo real, se torna familiarizado com o seu comportamento e começa a faze recomendações do que você deve mudar ou não. Todos nós temos a nossa rotina diária e alguns hábitos adquiridos são mesmo difíceis de serem modificados.

A principal diferença entre o Siri e o Saga é que, enquanto o assistente pessoal da Apple espera uma pergunta para oferecer uma resposta, o novo aplicativo se antecipa, sugerindo atividades e comportamentos que você possa adotar em seu dia a dia.

Além de monitorar o seu comportamento e sugerir lugares para você visitar, o Saga pode transformar a sua vida em um jogo de videogame. Você teria, por exemplo, opções para “evoluir”, visitando lugares específicos ou fazendo determinadas ações solicitadas pelo programa.

Perigo nas mãos erradas

A A.R.O. garante que ninguém além de você terá acesso aos dados cadastrados na plataforma, entretanto a novidade não deixa de ser um pouco perigosa se analisarmos algumas questões de segurança. Alguém que tivesse o seu celular em mãos, por exemplo, teria um controle total sobre tudo aquilo que você fez ou poderia fazer.

Soluções de publicidade poderiam ser incluídas em meio ás suas dicas, sugerindo que você comprasse produtos ou fosse a lugares que, por conta própria, talvez não tivesse vontade de ir. Além disso, há ainda a remota possibilidade de que pessoas de fora acessem esse conteúdo e introduzam “malwares” que vão afetar o seu comportamento no dia a dia.

O Saga já está disponível para iOS e já desperta a atenção das grandes empresas para uma possível aquisição. Se você achava que a sua vida estava sendo controlada, você não faz ideia do que ainda é possível ser feito no futuro.

Fonte: Mashable

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.