5 apps essenciais para quem procura ter mais segurança fora de casa

3 min de leitura
Imagem de: 5 apps essenciais para quem procura ter mais segurança fora de casa

Quem mora em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro sabe que os índices de violência nessas localidades só tendem a aumentar. Infelizmente, a verdade é que estamos cada vez mais expostos a furtos, assaltos e outros crimes graves — sendo assim, não é uma surpresa saber que tem muita gente por aí que tem medo de pisar fora de casa ou ficar perambulando na rua depois que o sol se esconde.

O que muitos não sabem é que a tecnologia pode ser uma grande aliada para quem deseja se sentir mais seguro ao sair de sua residência. Hoje em dia, já existem diversos aplicativos para smartphones que lhe permitem saber de antemão se aquela região é perigosa, pedir ajuda das autoridades públicas caso algo aconteça e até mesmo avisar seus familiares sobre situações de emergência. No geral, tais softwares são completamente gratuitos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isto posto, o TecMundo resolveu selecionar cinco programas que não podem faltar no seu celular caso você se sinta vulnerável ao andar em sua cidade. A lista abaixo é apenas um resumo de como empregar seu aparelho na luta contra a violência urbana — vale a pena dar uma conferida na loja de apps de seu sistema operacional em busca de outras soluções que atendam necessidades específicas.

5) Onde Fui Roubado

Disponível para Android e iOS (e também para navegadores através de uma interface web), o Onde Fui Roubado é um mapa colaborativo que lhe permite descobrir quais são as regiões mais perigosas de sua cidade. Funciona assim: ao ser vítima de um crime, o usuário pode cadastrar o incidente naquela localidade, informando detalhes como tipo de violência sofrida, itens subtraídos, características do criminoso e assim por diante.

Com isso, o serviço vai se transformando em um mapa de calor que mostra localidades que você pode evitar. Dessa forma, é possível planejar rotas alternativas (especialmente durante a noite) que ignorem tais logradouros violentos.

Download: Android, iOS

4) SaiPraLá

O SaiPraLá é um aplicativo semelhante ao Onde Fui Roubado, mas que é focado especialmente no público feminino. Através do programa (que tem versões para Android e iOS), as mulheres conseguem denunciar assédios físicos e morais em um mapa GPS, alertando as outras usuários sobre áreas de sua cidade nas quais esse tipo de violência acontece com maior frequência.

Não é necessário se cadastrar para usar o SaiPraLá — basta informar o endereço da ocorrência, o período do dia, o tipo de assédio sofrido e o que exatamente aconteceu. Caso queira, é possível informar mais dados como sua idade, nome e endereço de email, mas, novamente, esse não é um passo obrigatório.

Download: Android, iOS

SaiPraLá

3) Motorola Alerta

Exclusivo para smartphones da marca, o Motorola Alerta é um “botão de emergência” que serve para alertar seus amigos e familiares caso você esteja em uma situação de perigo. Após cadastrar sua lista de contatos, você pode recorrer a três recursos diferentes, sendo que o principal é o “Perigo”, que, ao ser ativado, envia dados de sua localização de tempos em tempos para tais indivíduos confiáveis.

Download: Android

Motorola Alerta

2) Deltalerta

Não possui um aparelho da Motorola? Sem problemas — o Deltalerta é semelhante ao app anterior, porém, tem a vantagem de ser compatível com qualquer dispositivo Android ou iOS. Novamente, para usufruir do programa, é necessário antes de mais nada cadastrar uma lista de contatos confiáveis (amigos e/ou familiares) que serão notificados caso você entre em uma situação de emergência.

Uma vez configurado, o Deltalerta exibirá um botão de SOS que, ao ser pressionado, envia uma mensagem de socorro para tais pessoas, junto com sua localização GPS. O software é gratuito e está 100% em português, o que facilita seu uso por pessoas com pouco conhecimento de informática.

Download: Android, iOS

1) PM com Você

Embora seja exclusivo para o estado de São Paulo, o PM com Você não poderia ficar de fora desta lista. Com ele, você consegue descobrir qual é a unidade de atendimento da Polícia Militar mais próxima de sua localidade, além de conferir postos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e Polícia Rodoviária. O programa é exclusivo para dispositivos equipados com sistema operacional Android.

Download: Android

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.