The BRIEF

Ericsson e Apple fazer acordo de patentes: ações da empresa sueca sobem 7%

Disputa entre as duas empresas é encerrada e nova parceria se inicia para o desenvolvimento de novas tecnologias

Avatar do(a) autor(a): Rafael Farinaccio

21/12/2015, às 15:52

Ericsson e Apple fazer acordo de patentes: ações da empresa sueca sobem 7%

Fonte:

Imagem de Ericsson e Apple fazer acordo de patentes: ações da empresa sueca sobem 7% no tecmundo

A empresa sueca de dispositivos para telecomunicações Ericsson anunciou que assinou uma licença de patente com a Apple, encerrando uma disputa de cerca de um ano que aumentou suas ações em 7% nessa segunda-feira (21). A Ericsson não especificou quanto ganharia com o acerto, mas a renda geral estimada com os direitos de propriedade intelectual em 2015 atingiria de 13 a 14 bilhões de coroas suecas, cerca de R$ 6,1 a 6,6 bilhões.

O acordo inclui uma licença global para tecnologias-padrão essenciais e alguns outros direitos de patente. Com isso, vai haver uma colaboração entre as duas empresas em diversas áreas de tecnologia, como o desenvolvimento de conexão 5G, gerenciamento de tráfego de vídeo em rede e otimização de redes wireless.

Acordo que agrada os dois lados

Segundo Kasim Alfalahi, chefe de propriedade intelectual da Ericsson, o acordo incluiu também as tecnologias mais recentes de 4G/LTE e as mais antigas 3G e 2G. “Estamos contentes com esse novo acordo com a Apple, o que deixa o caminho livre para ambas as empresas continuarem a focar em trazer novas tecnologias para o mercado global”, afirmou Alfalahi, sem dar mais detalhes financeiros sobre o assunto.

O acordo tem duração de sete anos e vai começar com o pagamento inicial por parte da Apple relativo a direitos passados e deve continuar com o acerto de royalties para a Ericsson daqui em diante. Estima-se que a empresa sueca deve receber 0,5% da receita por cada iPhone vendido pela empresa fundada por Steve Jobs.

Com a assinatura desse acerto de contas entre as duas companhias, tudo que havia pendente entre elas, incluindo processos por uso indevido de direitos registrados, passa a ser considerado resolvido e são águas passadas para ambas.

Ericsson vai receber meio porcento do valor de cada iPhone vendido. Comente no Fórum do TecMundo



Editor do Mega Curioso. Há mais de 10 anos na NZN, Fari é historiador, apaixonado por ciências e tecnologia, e grande admirador das obras de J.R.R. Tolkien.