Mac OS X Lion: novidades não param de surgir

2 min de leitura
Imagem de: Mac OS X Lion: novidades não param de surgir

Mac OS X Lion

Fonte da imagem: divulgação/Apple

Previsto para o segundo semestre de 2011, o sistema operacional Mac OS X Lion deve ganhar melhorias em diversos recursos oferecidos nas versões anteriores. A cada dia surgem novas informações sobre funcionalidades que podem fazer parte do plantel do Lion, algumas delas arrasadoras, outras apenas visuais. Confira agora algumas das principais já divulgadas.

Finder

O Finder também será modificado para a nova versão do Mac OS X. A começar pelo spotlight (sistema de buscas de documentos e arquivos), que agora permite mais opções de refinamento das pesquisas. Com isso, passa a ser possível buscar arquivos por nome e também por tipo, reduzindo a gama de resultados mostrados (sendo assim, mais específico).

Mudanças no SpotLight

Fonte da imagem: Apple Insider

As janelas de arquivos agora passam a contar com uma funcionalidade muito interessante. Sempre que mais de um arquivo é selecionado no Finder, a opção “Agrupar em uma pasta” é apresentada, permitindo que os usuários criem pastas com mais facilidade. Outra opção melhorada no Finder é a pré-visualização embutida às janelas.

Controle remoto

Para não precisar utilizar servidores e clientes VNC, o Lion trará um sistema de login e controle remoto entre Macs. Assim, os usuários podem controlar seus computadores à distância, precisando de outro computador com o mesmo sistema operacional instalado para ser utilizado como base de comando.

Editor de textos

Como todo sistema operacional. O Mac OS X Lion também traz um aplicativo padrão para a edição de textos simples. A novidade dele em relação à versão anterior é a adição do revisor ortográfico similar ao apresentado no iOS (sistema operacional dos portáteis da Apple). O recurso também poderá ser utilizado em ambientes do sistema, como o Spotlight.

Editor com novo revisor

Fonte da imagem: Apple Insider

Time Machine

Principal recurso para backups dos Macs, o Time Machine do Mac OS X Lion deve ganhar uma funcionalidade extra, especialmente criada para quem não conta com um HD externo para salvar os arquivos. Chamado de Local Snapshots, o recurso permite que usuários salvem backups dentro do próprio HD ou SSD utilizado no computador.

Time Machine, agora também sem HDs externos

Fonte da imagem: 9to5mac

Outras novidades

De menor expressão, mas não menos importantes, outras novidades estão sendo colocadas no sistema operacional. Com a ajuda da câmera, passa a ser possível digitalizar assinaturas, também será incluída uma lupa de acesso rápido e um screensaver do iTunes .

.....

Todas as novidades devem chegar com o Mac OS X Lion, no início do segundo semestre deste ano. Será que o sistema operacional da Apple vai ficar ainda melhor com todas estas funcionalidades?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.