Será o fim dos leitores de CDs e DVDs nos MacBooks?

1 min de leitura
Imagem de: Será o fim dos leitores de CDs e DVDs nos MacBooks?

Será que o Drive óptico vai desaparecer?

(Fonte da imagem: Divulgação / Apple)

Cada vez mais obsoletos, os leitores de CDs e DVDs devem ser abandonados pela Apple. Pelo menos, essa é a tendência que se observa em computadores da linha, desde o lançamento dos MacBooks Air no ano passado.

Porém, havia quem ainda se preocupava com certas situações em que um leitor de mídia era indispensável, especialmente quando se trata de atualização e restauração do sistema operacional. As tarefas eram normalmente executadas por meio de DVDs, que continham todas as informações na hora de modificar o SO.

No caso dos MacBooks Air, a solução veio na forma de um pendrive, que conta com o MacOS X e o iLife disponíveis para qualquer problema. Além disso, a Apple deve distribuir a atualização do sistema operacional OS X Lion diretamente pela nova Mac App Store, algo que já foi observado com o lançamento da versão Beta do OS X Lion.

Pendrive para instalação do SO

(Fonte da imagem: Divulgação / Apple)

A restauração também deve “ficar livre” de drives ópticos, de acordo com o site Cult of Mac. Isso deve acontecer com a nova opção do OS X Lion, que traz suporte a diferentes partições do HD. Isso quer dizer que, se você precisar restaurar seu sistema, você pode realizar a tarefa usando outra parte do disco particionado, sem a ajuda de USB ou CD para a tarefa.

Com isso, restaurar informações não requer nenhum outro dispositivo acoplado, enquanto a formatação deve ser feita com o USB que já acompanha o computador. O Lion traz ainda suporte TRIM, que melhora a limpeza de blocos de dados em drives SSD, mostrando ainda outra tendência para computadores Apple.

Portanto, parece ser uma questão de tempo até que os computadores da empresa de Cupertino não tragam mais os drives óticos em nenhuma de suas linhas. Agora é aguardar os próximos lançamentos e conferir se essas mudanças serão seguidas pela Apple no futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.