O site Silicon Valley Business Journal divulgou ontem uma matéria curiosa a respeito da compra de um terreno na região norte da cidade de San Jose, na Califórnia. Quem adquiriu a propriedade, por um pouco mais de US$ 138 milhões (cercade R$ 477 milhões), foi a Apple.

A notícia é curiosa porque a empresa geralmente arrenda propriedades para a construção de seus escritórios e demais imóveis, então a área em questão deve ter um grande valor estratégico para os futuros empreendimentos da companhia. Além disso, outra área com uma grande quantidade de escritórios construídos foi arrendada pela própria Apple há apenas um mês, e ela é praticamente vizinha ao recém-adquirido terreno, batizado de Campus n1.

A propriedade comprada possui 43 acres de extensão, o que dá um pouco mais de 174 mil m² de área livre, e já foi aprovada pelo governo californiano a construção de até 260 mil m² de prédios de escritórios no local. Isso se equipara ao Campus 2 que está sendo levantado próximo à sede da Apple em Cupertino, também na Califórnia, com previsão de entrega para o ano que vem.

Mapa acima indica o terreno arrendado e o outro comprado recentemente pela Apple - Imagem: SVBJ

Possibilidades para o futuro

Um projeto solicitado pela companhia que era dona do terreno antes da aquisição pela Apple já previa uma área de escritórios no local com aproximadamente 167 mil m², mas não há informações se a fabricante do iPhone pretende mantê-lo. Especialistas especulam que, para ter decidido comprar a propriedade, a Apple tem planos diferentes para ela em vez de apenas mais um monte de escritórios.

Com as especulações de um “Apple Car” sendo planejado para daqui a alguns anos, talvez o local sirva para a construção de protótipos do veículo, uma vez que uma fábrica com linha de produção completa seria muito improvável e prematuro no momento. A proximidade com a sede da companhia certamente é uma vantagem, mas o preço da mão de obra e da moradia na região do Vale do Silício tornaria a ideia proibitiva.

Além da compra do Campus n1 e do arrendamento do terreno praticamente em frente a este, a Apple ainda arrendou aproximadamente uma semana atrás uma área de escritórios com 7 mil m² na cidade de São Francisco, também na Califórnia. Pelo visto, a companhia pretende investir pesadamente no estado americano nos próximos anos.

O que você acha que a Apple vai construir em sua nova propriedade na Califórnia? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: