Apple quer ver um sistema de navegação que fale como um ser humano comum

1 min de leitura
Imagem de: Apple quer ver um sistema de navegação que fale como um ser humano comum
Imagem: Tech Radar

Quem já usou GPS – e nisso se enquadra a maioria das pessoas – sabe o quão robótico e metódico são os comandos repassados pela “voz” da navegação. E isso pode ser um tanto confuso quando precisamos pegar a rua correta ou entender como fazer um retorno em uma avenida movimentada.

A Apple registrou recentemente uma patente chamada de “Instruções de navegação humanizadas”. De forma resumida, a tecnologia seria capaz de guiar o motorista de uma forma similar a um amigo passando informações, ou seja, de uma maneira bem natural e fluida. Um dos exemplos poderia ser:

  • Saia do estacionamento perto do AppleBees e vire à direita em direção à Avenida X
  • Seu destino é aquele apartamento com uma fonte na frente
  • Seu destino é próximo do Mercado Y

Contudo, tamanha percepção do ambiente não é simples, já que o carro do usuário não possui essa capacidade. Entretanto, as diversas vans da Apple que circularam com uma câmera no teto – similar ao que o Google Maps faz – ao redor do mundo talvez sirvam como pretexto para a nova patente da companhia.

Ajuda da comunidade

Mapear as ruas de uma cidade inteira é trabalhoso – para não mencionar o mundo todo – e a Apple sabe disso. Uma das menções do documento é de que a tecnologia contaria com a ajuda da comunidade, através de feedback dos problemas encontrados pelos usuários.

Por exemplo: uma saída específica de uma avenida confunde muitos motoristas, pois existe outra logo em seguida. Com informações dos condutores, a Apple poderia incrementar seu sistema de navegação inteligente e humanizado.

Por ora, trata-se apenas de uma patente e rumores do que poderíamos ver no futuro. O foco da companhia quando o assunto são estradas é o CarPlay, uma integração de dispositivos com iOS ao sistema do carro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.