iPad 2: uma verdadeira enxurrada de rumores

3 min de leitura
Imagem de: iPad 2: uma verdadeira enxurrada de rumores

Fonte da imagem: Mac Otakara

Um dos lançamentos mais aguardados de 2011, a segunda geração do iPad já provoca os mais variados rumores meses antes de seu anúncio oficial. Após notícias sobre a inclusão de duas câmeras para realização de videochamadas e uma possível data de lançamento, novas informações dão conta de que o tablet irá sofrer uma reformulação significativa em seu design.

Segundo o blog japonês Mac Otakara, o aparelho terá uma redução de três milímetros em sua largura, conservando a tela de 9,7 polegadas do modelo original. A principal novidade fica por conta de um design mais parecido com o do iPhone 4, eliminando curvas e utilizando um novo método de fabricação semelhante ao do MacBook.

Além disso, o blog afirma que a Apple irá incluir uma pequena grade traseira no tablet como forma de garantir uma melhor qualidade sonora. As novas dimensões do iPad 2 seriam de 239 x 186 mm, pequena redução quando comparado ao modelo original que mede 242,8 x 189,7 mm.

Giroscópio e novas entradas

Já o site EETimes afirma que a nova versão do iPad irá contar com um giroscópio de três eixos semelhante ao do iPhone e iPod Touch. Segundo as informações, o acessório teria sido testado na primeira versão do produto, mas a ideia foi cortada no projeto final.

Fonte da imagem: Alibaba

Outros rumores, desta vez do site Buzz Bizz News, indicam que a nova versão do tablet teria a opção de enviar vídeos, documentos e fotos para computadores através de uma conexão USB. Porém, o suporte crescente da Apple às conexões wireless indica que a companhia  optará  pela inclusão de uma porta MicroUSB, se adequando assim às novas regras da União Europeia relativas a dispositivos portáteis.

Especificações técnicas atualizadas

Para melhorar o suporte à realização de várias tarefas simultâneas inaugurado no iOS 4.2, segundo o Kitguru, o novo modelo do iPad viria equipado com um novo processador baseado no modelo Cortex A9 da ARM. A inclusão de mais memória RAM parece quase uma obrigação – basta lembrar-se de que o iPhone 4 possui 512 MB, enquanto o iPad vem equipado com somente 256 MB de RAM.

Por outro lado, a inclusão da tecnologia Retina Display parece incerta. Isso se deve às medidas da tela do iPad, que exigiriam um aumento massivo na quantidade de pixels mostrados. O resultado iria exigir mais poder de processamento, além de diminuir consideravelmente a vida útil da bateria do portátil, um de seus principais atrativos.

Novas tecnologias de conexão

Segundo o analista Brian Blair, citado pelo site AllThingsDigital, a Apple está planejando um aumento nos tipos de conexão sem fio suportadas pelo iPad. A inclusão ao suporte às tecnologias GSM e CDMA não só significa poder se conectar à internet de qualquer lugar como ampliar o número de usuários potenciais do aparelho.

iPad Mini?

Segundo o DigiTimes, a Apple está pronta para anunciar não só uma, mas três versões da segunda geração do iPad. As novas telas teriam 5,6 e 7 polegadas, respectivamente, e teriam como objetivo barrar os avanços dos concorrentes que apostam em formatos semelhantes.

Fonte da imagem: Akihabara News

Para colaborar com os rumores, uma foto postada no blog do popstar taiwanês Jimmy Lin o mostra segurando uma versão reduzida do tablet, apelidada como “seu novo brinquedo”. Não há como confirmar se as imagens são legítimas ou uma montagem, mas a confirmação de uma versão mini do iPad seria no mínimo estranha para muita gente. Afinal, não é exatamente este o papel desempenhado pelo iPod Touch?

Preço e data de lançamento

Conforme noticiamos no dia 19 de novembro, tudo indica que a nova geração do iPad deve chegar em algum momento do primeiro trimestre de 2011. Tudo indica que o aparelho seguirá a tradição de outros produtos Apple, mantendo a mesma base de preço atual. Porém, não se descarta a possibilidade de que o modelo inicial do iPad 2 tenha uma pequena redução para se adaptar à concorrência e atrair mais consumidores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.