Designer cria Macintosh em miniatura totalmente funcional

1 min de leitura
Imagem de: Designer cria Macintosh em miniatura totalmente funcional

Embora as tendências atuais tenham abandonado a ideia da miniaturização há algum tempo — preferindo celulares que mais se parecem com telhas —, é impossível negar o charme retrô da criação do designer John Leake. Trata-se de uma miniatura totalmente funcional do Macintosh clássico.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O computadorzinho tem um terço do tamanho da versão original e possui carcaça confeccionada em PVC. Em seu interior há um SoC (system on a chip) Raspberry Pi — originalmente desenvolvido para fins didáticos — rodando o emulador Mini vMac. Este, por sua vez, dá vida à célebre interface de usuário System 6, lançada em 1988.

Funcional mas não comercializável

Só mesmo a entrada para disquetes é fake. (Fonte da imagem: Reprodução/RetroMacCast)

O pequeno monitor de 3,5 polegadas de LCD roda em uma resolução de 320x200, com ícones nítidos e texto perfeitamente legível. Ademais, há duas portas USB, uma entrada para cabo de rede e uma HDMI. Talvez a verossimilhança pare apenas na entrada para disquetes do pequeno Mac: trata-se apenas de um ornamento.

Entretanto, para quem já pensava em quebrar o cofrinho em forma de maçã, é bom esquecer a ideia. Leake não tem pretensões de comercializar o seu pequeno Mac — até porque seria fácil prever algumas consequências legais bem pouco mimosas. Vale pela viagem no tempo, portanto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.