É só fazer uma busca no Baixaki para encontrar as duas primeiras partes deste especial de artigos que têm a proposta de trazer para o usuário Mac uma seleção com quinze programas gratuitos que funcionam como boas alternativas para programas pagos.



Nesta última etapa, a equipe Baixaki selecionou aplicativos muito utilizados no dia-a-dia tais como gerenciadores de tarefas escolares, controladores financeiros e muito mais. É importante que você tenha consciência de que nem sempre os programas gratuitos são superiores a suas alternativas pagas, mas, na essência, funcionam de mesma maneira.

Você pode conferir a parte 1 e 2 nestes links (Alternativas Gratuitas Parte 1 e Alternativas Gratuitas Parte 2). Mas agora, relaxe na cadeira e abra sua mente para as últimas cinco alternativas gratuitas a programas pagos, selecionadas pelo Baixaki.



11. Dieta já!

Para quem não sabe, seu Mac pode estar repleto de arquivos entulhados que não servem para nada além de atrapalhar a performance do computador. São idiomas desnecessários e códigos em si que se acumulam em seu disco rígido, sem que você saiba. 



Quando você baixa um programa Universal Binary (que funciona em Macs Intel e PPC), é sinal que o arquivo do programa traz ambos os códigos. Mas qual a função de ter um código para Mac PPC se o seu Mac é Intel ou vice-versa? O mesmo acontece com programas que trazem múltiplas linguagens. Muitas delas você nem chega perto de usar. Então é hora de colocar o Mac em um dieta e fazê-lo perder uns bons quilinhos.

Perca peso agora!

$12.95 - Xslimmer: com uma interface muito moderna e ferramentas que colocam o Mac em uma verdadeira lipoaspiração, este é o programa perfeito para limpar arquivos inúteis que possam estar dentro de programas e dar mais espaço a você.

Com uma função denominada Genie, o aplicativo encontra todos os programas do Mac que estão gordinhos e permite que você os coloque na balança. Tanto idiomas em excesso como códigos para Macs PPC ou Intel podem ser identificados e limpos em apenas alguns segundos.

$00.00 - Monolingual: diferente do Xslimmer, este programa lida apenas com os idiomas extras, deixando os códigos inúteis intocados. Ao contrário do que possa parecer, as gordurinhas dos programas concentram-se nos pacotes de idiomas e não nos códigos em si. Portanto, a desvantagem do Monolingual em relação ao Xslimmer é menor do que parece.



12. Controladores financeiros


Economizar é preciso.Dia de receber o salário é sempre uma alegria - por mais que as contas estejam fazendo fila em sua gaveta -, mas se você não se cuidar, corre o risco do dinheiro acabar antes do mês. Manter suas despesas e ganhos em ordem é essencial para economizar dinheiro e evitar gastá-lo com coisas desnecessárias.

O que você faz com todas as notinhas fiscais que recebe? É melhor ir guardando, pois  ao ter consciência de tudo o que você gasta no mês, é mais fácil eliminar gastos com supérfluos e deixar um dinheirinho na poupança. 



$40.00 - ChaChing: um programa mais que completo que oferece uma interface moderna e intuitiva para que você não deixe passar nem um centavo.  Você pode criar diversas contas em que pagamentos de diferentes finalidades são armazenados. Assim fica mais fácil indicar em qual área o gasto tem sido maior.



Neste controlador financeiro, tudo é possível. Você pode sincronizar dados com o iCal, o calendário do Mac, verificar quanto de dinheiro você ainda tem, quais os prazos para pagar contas e tudo mais. Leve a verificação de despesas a sério e seu salário irá durar muito mais!



$00.00 - Cashbox: se comparado ao ChaChing, este controlador é muito mais simples e oferece menos recursos para o controle de gastos. Ao mesmo tempo, o programa é muito mais fácil de usar e, para quem deseja ter um controle de gastos simples e objetivo, é o programa ideal.

Você pode separar seus gastos por categorias e, no fim do mês, ter um relatório completo com tudo o que foi gasto. Quem disse que ser simples é ruim? Se Steve Jobs está certo ao afirmar que simplicidade é tudo, o Cashbox está no caminho certo!



13. Inicializadores

Quem já se rendeu às facilidades dos atalhos do teclado sabe que nada é mais fácil que deixar o mouse de lado e aumentar a sua produtividade com um punhado de teclas. Os atalhos são particularmente úteis em programas que permitem acessar programas e documentos sem a ajuda do ratinho.

Ou seja, enquanto o Finder faz um excelente trabalho dificultando o acesso a aplicativos e pastas básicas, programas inicializadores criam uma lista de atalhos ou um painel de rápido acesso para que o programa ou arquivo que você quiser esteja em suas mãos em apenas alguns segundos.

Basta um toque.


$14.95 - Overflow: neste inicializador, uma janela moderna e bem organizada permite definir programas e arquivos dentro de categorias de fácil acesso. A paleta pode ser acessada por meio de atalhos do teclado e organizada da maneira que você desejar. Fácil de usar e muito flexível, o Overflow permite que você organize aplicativos e arquivos de forma alfabética, facilitando ainda mais o acesso.


$00.00 - Quicksilver: mesmo gratuito, o Quicksilver dá um banho de tecnologia e flexibilidade no Overflow. Diferente de seu primo rico, o programa não cria uma janela com atalhos para programas e documentos, mas permite que você faça buscasr rápidas e encontre o que desejar em alguns segundos.

Outro ponto forte do programa é a possibilidade de criar ações personalizadas. Por exemplo, ao pressionar o comando Shift + Y, o iTunes é aberto ou seu processador de texto abre determinado documento. Gratuito e extremamente superior, o Quicksilver é o rei dos atalhos, rapidez e produtividade.

14. Lição de casa!

Quem um dia disse que a tecnologia era inimiga da educação, estava muito, mas muito enganado. A internet anda lado a lado da ciência, da troca de informações e sim, da escola. Com inúmeras possibilidades de aprendizado e pesquisa, é no computador que alunos de todo o mundo aprendem de forma interativa e rápida.

E não é só na parte da pesquisa que o computador ajuda o aluno. Ao anotar em um software suas tarefas de casa, projetos e pesquisas a serem feitas, o estudante consegue ter um maior controle sobre suas tarefas escolares. Além disso, por estar utilizando um meio que lhe é familiar - o computador - transforma a lição de casa em algo mais prazeroso ou, no mínimo, menos sofrido.

Estudos e tecnologia combinam!


$08.00 - Assignment Planner: em uma interface muito bem organizada, o estudante pode cadastrar todas as matérias que cursa, adicionar detalhes como horas de aula, notas de testes e fazer um controle de todas as tarefas escolares a serem feitas.

Ao adicionar uma lição, pesquisa ou projeto, o aluno insere dezenas de informações que vão desde a prioridade até os livros utilizados. O programa é simples de ser usado e permite total controle sobre a vida escolar.



$00.00 - Shoolhouse: um iCal focado nas tarefas escolares, este é o Schoolhouse. Familiarizados à interface, por conta do calendário da Apple, usuários não encontram problemas em usar todos os recursos do programa e compreendê-los.

Você pode controlar todas as suas notas, gerenciar anotações e tarefas a serem feitas, com todos os detalhes e informações que você precisa. Schoolhouse é tão completo quanto o AssignmentPlanner e traz uma interface ainda melhor.


15. Gerenciador de download

Quantos downloads por dia você faz? Desde imagens até programas e documentos, a quantidade de arquivos que são baixadas da internet só tende a aumentar. E se você não tiver um programa que consiga gerenciar todos estes arquivos e as tarefas de download, a probabilidade de ficar louco é muito grande! Afinal, é tarefa demais para você gerenciar em um espaço de tempo tão curto. 



Gerenciadores de download conseguem organizar todos os arquivos baixados e o mais importante: unem todos os arquivos que estão sendo baixados em uma só interface, fornecendo dados sobre a velocidade, partes já baixadas e, dependendo do programa, pode acelerar a velocidade com que os arquivos são baixados.

Dezenas de downloads por dia.


$25.00 - Speed Download: moderno e mais que completo, este é visto como o melhor gerenciador de downloads para a plataforma Mac. Ele capta automaticamente downloads que sejam feitos em navegadores e faz de tudo para que terminem o mais rápido possível. Quanto aos arquivos baixados, ele os gerencia por meio de pastas e grupos inteligentes, deixando-os sempre a um clique de  distância.



$00.00 - Folx: se há uma alternativa gratuita para programa pago que realmente segue a linha de seu primo rico, é o Folx. Com uma interface um pouco menos moderna e agradável, o programa traz recursos extremamente parecidos com o do gerenciador pago e faz um trabalho tão bom quanto na hora de baixar seus arquivos. Em breve, o Folx estará ainda mais poderoso e irá aumentar seus serviços, fazendo o download de arquivos torrent e de redes P2P como o eMule.



Chegamos ao fim do listão de alternativas gratuitas para programas pagos no Mac OS X Leopard. São quinze programas de uso diário para você aproveitar e economizar muitos dólares. 



Se você decidisse por comprar todos os programas pagos da lista, gastaria exatos 1214,54 dólares, sendo que os programas mais caros são o editor de imagens Adobe Photoshop e a suíte Microsoft Office: mac. Seguindo as opções gratuitas, o Baixaki ajudou você a economizar mais de 2 mil reais e entrar para o time dos programas gratuitos!

Cupons de desconto TecMundo: