Alternativas gratuitas para programas pagos no Mac (Parte 2)

5 min de leitura
Imagem de: Alternativas gratuitas para programas pagos no Mac (Parte 2)

No começo de julho, você conferiu uma lista contendo cinco aplicativos essenciais no Mac e suas respectivas alternativas gratuitas. Importante para qualquer usuário Mac, esta lista não para no número cinco, afinal de contas, quem quer gastar dezenas de dólares quando se pode usar um programa gratuito?

Se você gostou das dicas da primeira parte deste artigo, o Baixaki traz até você o Alternativas gratuitas para programas pagos no Mac - Parte 2. São mais cinco aplicativos que fazem parte do dia-a-dia do usuário e que são indispensáveis.



Apesar das possíveis desvantagens frente aos programas pagos, as alternativas gratuitas merecem a chance de ser testadas e, pode ter certeza, elas não desapontam! Mas chega de papo, está na hora de economizar mais alguns trocados e conhecer outros cinco importantes aplicativos pagos e seus equivalentes gratuitos para Mac.

6. Máquina virtual

Todo mundo sabe que a criação de máquinas virtuais é uma das maneiras mais fáceis para rodar o Windows ou o Linux no Mac OS X. Esta tecnologia permite que o usuário navegue por dois ou mais sistemas operacionais simultaneamente, e utilizando apenas um computador físico. 



$79.99 - Parallels: Um dos mais importantes e conhecidos programas para a criação de máquinas virtuais, o Parallels  traz um guia de configuração bastante intuitivo e um desempenho satisfatório. Para os maníacos por jogos, no entanto, o Parallels é pouco indicado, já que traz um suporte lamentável a gráficos 3D. A sincronização de dispositivos com o sistema secundário também é motivo de reclamação por parte de muitos usuários.

Máquina virtual.

$00.00 - VirtualBox: esta solução para a criação de máquinas virtuais vem chamando a atenção de usuários que precisam de mais de um sistema operacional em seu Mac ou PC. Desenvolvido em código livre e muito poderoso, o VirtualBox apresenta um desempenho superior a de programas como o Parallels e acaba sendo a escolha de muitos usuários.



7. Cliente FTP

Um dos protocolos de comunicação mais utilizado de todos os tempos continua a facilitar a vida de muitos usuários, especialmente webdesigners ou os famosos blogueiros. Poder enviar arquivos com segurança e rapidez do seu Mac para um servidor de sua escolha é importantíssimo, e tudo isso depende do cliente FTP utilizado.

$29.95 - Transmit: este seria um cliente FTP comum se não fossem alguns pequenos detalhes. Ganhador de diversos prêmios, incluindo o Apple Design Award em 2005, o Transmit é sofisticado e traz pequenas ferramentas que o tornam inconfundível. O programa permite automatizações, enviar arquivos de servidor para servidor, realizar buscas, criar droplets e uma porção de outras características que são pequenas, mas que fazem uma grande diferença na hora de gerenciar e enviar arquivos.

Cliente FTP.

$00.00 - Cyberduck: assim como o Transmit, o Cyberduck funciona perfeitamente dentro do Mac OS X e apresenta os recursos básicos de qualquer cliente FTP. Mesmo sem alguns recursos extras presentes em seu primo rico, o Cyberduck é muito fácil de usar e integra-se perfeitamente ao Mac, incorporando ferramentas como o QuickLook, SpotLight e muito mais.


8. Catalogador de filmes

Como todo bom cinéfilo, você tem centenas de DVDs de filmes e documentários em casa e, para preservar e organizar toda essa coleção, decidiu passá-los para o disco rígido do Mac. E agora? O que fazer com todos estes filmes perdidos no Finder? Fique esperto: um bom gerenciador de filmes pode facilitar a sua vida e aumentar mais ainda a sua paixão pelo cinema.

$40.00 - Delicious Library: este catalogador vai além dos filmes e organiza tudo aquilo que está em suas prateleiras: livros, CDs, brinquedos etc. O Delicious Library é uma ferramenta elegante e incrível que se integra a websites como a Amazon para capturar informações sobre seus produtos. Se você está decidido a organizar em seu Mac tudo aquilo que está ocupando espaço na estante, o Delicious Library é a ferramenta certa e, apesar do preço salgado, traz um design moderno e funcionalidade garantida.

Catalogador de filmes.

$00.00 - Multiplex: limitado ao cinema, o Multiplex é um aplicativo leve e gratuito que cataloga todos os seus filmes com muito estilo. A interface é sóbria e utiliza um recurso semelhante ao CoverFlow para mostrar todas as capas e cartazes. 
Assim como o Delicious Library, todas as informações de um vídeo podem ser capturadas de sites como o Amazon. O Multiplex é, com certeza, mais limitado e simples que seu primo rico, no entanto, é uma excelente alternativa para quem deseja organizar seus filmes e não está afim de gastar $40.00 nesta empreitada.


9. Limpeza e manutenção

Limpeza e manutenção.Diferente do Windows, o Mac OS X não exige rotinas de manutenção intensas. Mesmo assim, é importante se preocupar com a saúde da sua máquina. Programas simples são capazes de fazer uma limpeza pesada e toda a manutenção necessária no Mac OS X enquanto você relaxa na cadeira! Deixar a maçãzinha em ordem agora é o melhor jeito de evitar preocupações mais tarde!



$29.95 - CleanMyMac: este aplicativo é voltado para a limpeza do Mac e é capaz de exterminar caches, históricos, programas binários, widgets e muito mais. O CleanMyMac não realiza nenhum tipo de manutenção de rotina, sendo necessário usar outro software para fazê-las. Sua principal característica é a interface que, moderna e intuitiva, deixa a faxina muito mais elegante. 



$00.00 - Onyx: muito mais completo, este aplicativo é capaz de fazer a limpeza, a manutenção de vários aspectos do sistema e traz também a alteração de alguns parâmetros do Mac OS X. Como este programa não é específico para a limpeza, não é possível remover partes inúteis de programas binários ou widgets, como faz o CleanMyMac. Apesar disso, o Onyx é um verdadeiro canivete suíço de utilidades para deixar seu Mac novinho em folha.


10. Despertador


Dormir é bom. Tão bom que, por vezes, é quase impossível sair da cama, de manhã cedo, para ir trabalhar ou ir para a aula. Então já que você usa seu Mac para gerenciar arquivos, ouvir música e se comunicar com o mundo, por que não acordar com ele? Despertadores no Mac podem ser interessantes para quem está farto do tradicional TRIIIM TRIIIIIM às 6:30 da manhã.



$15.00 - Awaken: extremamente elegante e cheio de funcionalidades, o Awaken é um dos melhores despertadores para Mac. Integrado ao iTunes, ele permite que você acorde ouvindo determinada música ou playlist no volume que desejar. A função de sleep, que permite que você vá dormir ouvindo música sem se preocupar com o Mac, também está presente. Outra característica interessante do Awaken é que, junto ao despertador, você pode programar alguns lembretes sobre compromissos diários, datas importantes etc.

Despertador.

$00.00 - iTaf: apesar do visual não muito sofisticado, o iTaf é tão bom quanto o Awaken e é, também, completamente integrado ao player da Apple, o iTunes. Com ele, você escolhe playlists para acordar, tem acesso à função sleep, pode gerenciar diferentes alarmes para diferentes dias da semana - característica que é importante e falta no Awaken -, além de muitas outras funções. Mesmo não sendo tão bonito, o iTaf dá conta do recado e se, o objetivo é abandonar o velho despertador de lata, este programa é mais que suficiente!

Agora são 10 aplicativos gratuitos para você se deliciar e tornar sua experiência Mac ainda melhor. Fique ligado nas novidades do Baixaki, pois a terceira e última parte deste listão da economia não deve demorar!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.