Alternativas gratuitas para programas pagos no Mac (Parte 1)

5 min de leitura
Imagem de: Alternativas gratuitas para programas pagos no Mac (Parte 1)

Quem não gosta de um aplicativo gratuito? É sempre bom poder usufruir de bons softwares sem precisar pagar nada por isso. Portanto, o Baixaki preparou uma lista de alternativas gratuitas para aqueles softwares pagos que são tão necessários na sua rotina.



Seja pela interface moderna ou pelo funcionamento interessante, softwares pagos destacam-se na multidão e acabam se tornando referência em determinada categoria. Mesmo com toda a fama, não significa que os programas gratuitos não tenham qualidade ou não sejam inovadores.



Pensando nisso, a equipe do Baixaki Mac escolheu 15 programas pagos que são bastante importantes e muito utilizados e encontrou 15 alternativas gratuitas para eles. Hoje, você confere 5 dos 15 programas escolhidos. Com esta lista, você pode economizar bons dólares e instalar aplicativos de boa qualidade em seu Mac. Está pronto para começar?

1. Deletando geral

Não é novidade para ninguém que, ao desinstalar um programa no Mac à la Apple, arquivos relacionados permanecem em seu disco rígido, deixando rastros de todos os aplicativos já instalados. Então, um bom desinstalador de programas facilita a sua vida e garante parte da limpeza do seu Mac.

$12.95 - AppZapper: famoso, simples e poderoso, o AppZapper é um dos desinstaladores mais queridos dos usuários da maçã. Para excluir um programa e todos os seus pertences, é só arrastar o ícone do aplicativo para dentro do AppZapper e, automaticamente, todos os arquivos relacionados são encontrados. Basta um clique e tudo vai para o lixo.

O gratuito é superior que o pago!

$00.00 - AppCleaner: mesmo gratuito, o AppCleaner dá um banho em seus concorrentes. Com uma interface bem organizada e moderna, o programa é capaz de remover não só aplicativos, mas também widgets e plugins que, ao contrário do que você imagina, também deixam rastros ao serem arremessados na lixeira.



2. Suíte de aplicativos Office

Um dos principais softwares de qualquer computador é a suíte de aplicativos Office, que permite criar planilhas, tabelas, editar arquivos de texto e muito mais. Por conter mais de um programa e ter um uso bastante amplo, este tipo de software pode custar caro. Sendo assim, alternativas gratuitas são sempre bem vindas!



$149.95 - Microsoft Office:mac 2008: sem dúvida alguma, o Microsoft Office é a suíte mais utilizada de todos os tempos. Nos PCs, ela toma conta, deixando pouco espaço para a concorrência. No Mac, a Microsoft se aproveitou da tradição e continua ditando as regras. Além disso, ela é considerada a melhor suíte Office para Mac, embora o bolso possa sair em desvantagem.

Um dos softwares mais essenciais!

$00.00 - NeoOffice: esqueça a interface bonitinha do Microsoft Office e deixe cerca de 30% das funções de fora: este é o NeoOffice. Com programas para a criação de tabelas, slides e texto, esta é uma das melhores opções gratuitas e é a que mais se parece com seu primo rico, o Microsoft Offic:mac 2008.

3. Editor de imagens

Seja para retocar uma imagem, adicionar legenda a uma captura de tela ou brincar com efeitos e tutoriais de montagem, um bom editor de imagem é sempre necessário. Há programas voltados para usuários leigos, softwares para fotógrafos que focam no retoque de cor e muito mais. Englobando todas estas funções, estão os editores de imagem completos, escolhidos pelo Baixaki.

$695.95 - Adobe Photoshop CS4: sem sombra de dúvidas este é o mais  completo e melhor editor de imagens da história, seja no Mac ou no PC. Não há software pago ou gratuito no mundo que consiga se equiparar a esta ferramenta, portanto, se você precisa muito de todos os recursos do Adobe Photoshop CS4, é melhor começar a economizar agora mesmo.

A qualidade é imbatível, mas o preço...

$00.00 - The GIMP: de todos os editores de imagem gratuito, este é o que apresenta o melhor funcionamento. Apesar de uma interface não muito agradável, o The GIMP traz ferramentas variadas e bastante poderosas. Com paciência e jeitinho, você consegue criar montagens espetaculares e bons retoques utilizando este programa. Mas lembre-se: o GIMP continua muito longe do Adobe Photoshop.

4. Gerenciamento de senhas


Sua memória está pedindo socorro e não consegue se lembrar das dezenas de senhas e logins? Um bom gerenciador de senhas é extremamente necessário em qualquer computador. Os gerenciadores de senha são, geralmente, muito seguros e costumam trazer geradores, para a criação de senhas poderosas que garantem a sua segurança em todos os websites e contas.


$39.95 - 1Password: o grande lance deste programa é que ele não se limita apenas ao armazenamento de senhas e logins, extendendo-se a guardar identidades, anotações e documentos. As identidades, por exemplo, são úteis para o preenchimento de formulários em que você precisa sempre inserir seu nome, endereço etc. É extremamente elegante e preza pela segurança, o 1Password é um dos gerenciadores de senha mais utilizados no mundo Mac.

Segurança em primeiro lugar.

$00.00 - KeyPassX: desenvolvido em código livre e disponível nas plataformas Mac, Linux e Windows, este programa é bastante conhecido e confiável. A interface pode não ser tão elegante quanto a do 1Password e as suas funções não englobam o gerenciamento de arquivos e identidades, mas ele armazena senhas como ninguém! 



5. Extensão do iTunes

Muitos usuários de Mac fazem questão de ter o iTunes sempre ligado! Apesar de ser um excelente player, o iTunes pode ser bastante inconveniente quando você está concentrado em um trabalho ou está navegando na internet e deseja mudar de música ou visualizar informações sobre a faixa. Os complementos para iTunes geralmente são pequenos aplicativos que mostram informações sobre música, controlam o playback e permitem definir atalhos.


$19.95 - CoverSutra: com uma interface impecável, teclas de atalho personalizáveis e suporte à rede social Last.fm, o CoverSutra é um dos mais completos e  glamorosos complementos para iTunes. O programa instala uma pequena janela contendo a capa do álbum tocado e, a partir dela, você controla sua trilha sonora.

Tão bom quanto!

$00.00 - Bowtie: o Bowtie pode não ser tão elegante quanto o CoverSutra, mas oferece todas as funções que seu primo rico traz. Uma vantagem é que, por ser em código livre, muitos usuários da comunidade criam skins personalizadas e visuais diferenciados para o Bowtie, o que o torna ainda mais interessante.

Quem disse que o que é de graça não presta? Esta primeira parte da lista de alternativas gratuitas para sharewares no Mac prova para você que nem sempre um programa pago é melhor que um gratuito. Alguma dica ou contribuição? Comente, é de graça!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.