Empresa chinesa quer banir exportação de iPad em briga por marca

1 min de leitura
Imagem de: Empresa chinesa quer banir exportação de iPad em briga por marca

Reuters. Por Artemisia Ng e Melanie Lee - Uma empresa de tecnologia chinesa que afirma deter a marca iPad planeja proibir as exportações do computador tablet da Apple da China, disse um advogado da companhia.

Se tiver sucesso, o movimento poderia deflagrar um golpe para as vendas de iPads da gigante de tecnologia dos Estados Unidos em todo o mundo. Não somente a China é um grande mercado consumidor, mas é a principal base de produção para a companhia norte-americana, cujos produtos incluem iPads, iPhones e iPods.

A empresa chinesa Proview Technology (Shenzhen) está pedindo a aduanas chinesas para pararem os embarques de iPads da Apple para dentro e para fora da China, embora as alfândegas não tenham atendido a seu pedido, disse o advogado Xie Xianghui à Asian Legal Business, uma publicação da Thomson Reuters.

Funcionários das alfândegas não foram encontrados para comentar e a Proview se recusou a se pronunciar.

A batalha legal entre a Apple e a Proview Technology (Shenzhen) sobre a marca iPad está emergindo como a mais recente dor de cabeça para a gigante dos Estados Unidos em um mercado ascendente e joga luz sobre os desafios legais que multinacionais estrangeiras enfrentam quando operam na China.

No ano passado, a Apple perdeu um caso para a empresa em uma corte no sul da China, que concordou que a Proview possuía a marca iPad.

A Apple recorreu da decisão e um julgamento final deve começar em 29 de fevereiro. Esta decisão será a última sobre o processo legal chinês.

A Apple afirmou que comprou os direitos mundiais da marca há muito tempo.

"Nós compramos os direitos mundiais da Proview para a marca iPad em 10 diferentes países há muitos anos. A Proview se recusa a honrar seu acordo com a Apple na China e uma corte em Hong Kong ficou ao lado da Apple nesta questão", disse uma porta-voz da Apple.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.