Apple estuda permitir o uso do OS X em processadores ARM

1 min de leitura
Imagem de: Apple estuda permitir o uso do OS X em processadores ARM

(Fonte da imagem: The Verge)

Um trabalho acadêmico desenvolvido por Tristan Schaap, engenheiro CoreOS da Apple, revela as intenções da empresa em adaptar o OS X para processadores ARM. O projeto, batizado com o nome “Porting Darwin to the MV88F6281” detalha como a parte básica do sistema operacional foi modificada para se adaptar à arquitetura.

Schaap conseguiu que o OS X Snow Leopard fosse inicializado em um modo de prompt com múltiplos usuários no chipset Marvell, embora ainda persistissem alguns problemas de hardware. O processo exigiu a criação de um sistema de arquivos e de um kernel totalmente novos, além de obrigá-lo a modificar diversos códigos antigos do ramo ARMv5 da XNU.

O engenheiro afirma que um lançamento adequado do OS X em processadores ARM exigiria a modificação significativa de uma grande quantidade de linhas de código. Além disso, seria preciso criar novos drivers capazes de se aproveitar dos hardwares fabricados pela Apple, e todos os aplicativos teriam que ser reescritos ou adaptados para as características específicas da arquitetura.

Apesar de o trabalho acadêmico não revelar nenhum plano concreto da Apple, ajuda a aumentar os rumores de que a empresa está ao menos considerando usar os chips baseados na tecnologia em notebooks, tablets e até mesmo smartphones.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.