Atualização do Apple Watch traz instabilidade para alguns usuários

2 min de leitura
Imagem de: Atualização do Apple Watch traz instabilidade para alguns usuários

O Apple Watch é a resposta da Apple à tendência de smartwatches. Apesar de trazer um sistema célebre por sua estabilidade, a empresa parece ter tornado o acessório um pouco mais instável após a última atualização. Isso porque alguns usuários dos fóruns de suporte da companhia estão reportando que o sensor de batimento cardíaco está fazendo leituras inconsistentes desde que o update foi lançado.

Por padrão, o relógio inteligente deve registrar o batimento cardíaco do usuário a cada 10 minutos ao longo do dia. A frequência média cardíaca oscila consideravelmente durante as atividades de quem estiver utilizando o acessório para que o recurso de monitoração possa detectar com exatidão, em tempo real, os batimentos cardíacos.

No entanto, após o Watch OS 1.0.1, última versão do sistema operacional do dispositivo, alguns usuários não estão tendo esse acompanhamento minucioso. Na verdade, o smartwatch estaria falhando em fazer qualquer registro de dados. Qualquer um pode verificar seu histórico de batimento cardíaco por meio do app Health no iOS. Ao checar esse registro, é possível constatar os altos e baixos da frequência de seu coração.

Agora, a leitura que o relógio inteligente faz dessa frequência é esporádica ou irregular. Por vezes ele funciona, por vezes não. Ou seja, ao final do dia, não é seguro confiar absolutamente no histórico registrado – basta checá-lo para encontrar eventuais ausências de registro. Teoricamente, conforme mencionado, isso deve ser feito de 10 em 10 minutos, mas alguns consumidores reportam que estariam por mais de uma hora sem qualquer registro do dispositivo.

A imagem abaixo (cortesia do The Verge) mostra esses intervalos irregulares entre um registro e outro. Repare que o sistema não responde a cada 10 minutos, e sim quando bem entender, em períodos que podem durar uma hora ou mais.

Bateria mais durável é uma hipótese

Alguns especulam que a Apple poderia ter diminuído a frequência de registro para poupar a bateria do Apple Watch. Se o aparelho não precisa dar uma resposta a cada 10 minutos, ele vai levar mais tempo para descarregar, naturalmente. No entanto, o site oficial da companhia ainda cita o intervalo a cada 10 minutos como um recurso do aparelho. Os detalhes oficiais sobre a última atualização não mencionam quaisquer ajustes ou mudanças relacionadas a tais funções.

Convém observar aqui que o sensor de batimento cardíaco continua funcionando normalmente quando acessado manualmente por meio do Glance e também quando grava os dados de frequências cardíacas. Essa inconsistência no monitoramento ocorre pontualmente e decerto será ajustada pela Apple. A companhia está abraçando esse mercado há pouco tempo, portanto, instabilidades desse tipo são naturais. Uma atualização para a versão 1.0.2 deve resolver o problema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.