O Avast! é um dos antivírus mais populares da atualidade e chega à versão 2014 com novidades bem interessantes. Passando por uma grande atualização, o software promete mais facilidade na utilização e uma série de recursos inéditos para os consumidores. Além disso, é claro que ele também promete proteção total para evitar que qualquer aplicativo mal-intencionado cause problemas nos computadores.

Mas o que será que existe de novo no Avast! 2014? Nós testamos o antivírus e trouxemos todas as novidades para vocês, incluindo as alterações de layout e as novas funções que passam a fazer parte deste aplicativo de proteção para Windows. Será que ele mudou tanto assim? Descubra agora mesmo aqui no Tecmundo.

Novo e moderno visual

Quem já utilizava as versões anteriores do Avast! vai ter uma surpresa bem agradável ao executar o novo software pela primeira vez. A partir de agora o antivírus conta com uma interface muito mais suave do que a que era mostrada anteriormente, sendo também mais fácil de ser utilizada — principalmente pela facilidade na localização das informações e funções.

O mesmo se aplica aos menus internos do aplicativo, não sendo limitado à interface principal. O Avast! 2014 apresenta os mesmos traços suaves em todas as janelas, incluindo áreas de configurações e ferramentas adicionais que podem ser encontradas no software. O mesmo se aplica também aos mecanismos de escaneamento e proteção ativa do Avast!.

Tecnologia DeepScreen

A SandBox, que já é conhecida pelos usuários do Avast!, vai ganhar uma novidade chamada DeepScreen. Com a tecnologia, todos os processos desconhecidos que forem executados em seu computador serão avaliados por meio da SandBox, que trabalha de uma forma mais inteligente. Nisso ainda deve ser somada a proteção em nuvens, que cruza informações com centrais de dados para agregar mais confiabilidade.

Sendo os arquivos suspeitos, eles são enviados para a quarentena para evitar riscos de infecções. Vale dizer que o Avast! continua contando com a AutoSandBox consagrada na versão anterior. Com funções de bloqueio de processos inseguros e neutralização de possíveis brechas, o sistema promete evitar qualquer tipo de vulnerabilidade nos computadores dos usuários.

Outro modo novo é o “Modo Estendido de Proteção”. Com ele, usuários com menos experiência em informática podem bloquear a instalação e alocação de dados e garantir mais segurança em seus sistemas. Para isso, o antivírus permite que apenas arquivos de confiança dos bancos de dados do Avast! sejam instalados.

Atualizações por streaming constante

Buscando entregar o máximo da segurança para os consumidores, o Avast! 2014 também traz o sistema CSU (Atualizações por streaming constante, em português). Com ele, os desenvolvedores prometem de 300 a 400 atualizações por dia das definições de vírus, evitando vulnerabilidades.

Disco de recuperação

Uma novidade bem interessante é o disco de recuperação bootável. Com a ferramenta, qualquer pessoa consegue criar um arquivo de inicialização portátil, que pode ser utilizado em casos de “problemas sérios” nos computadores. O próprio Avast! cita o recurso como uma saída de emergência para casos extremos.

É importante notar algo que o próprio antivírus avisa: “As definições ficam desatualizadas muito rapidamente”. Por essa razão, é recomendável que você realize atualizações em seus discos de recuperação com certa frequência, para que consiga neutralizar as ameaças que surgirem em seu computador.

Limpeza de navegador

Chega de sofrer com barras de ferramentas e extensões que nunca são apagadas de seus navegadores. O Avast! 2014 surge no mercado com o Browser Cleanup, que faz varreduras de todos os navegadores instalados para buscar este tipo de conteúdo indesejado. Caso seja encontrado, você pode optar pela remoção rápida e segura dos mesmos elementos.

Loja de aplicativos

Os desenvolvedores do Avast! criaram um mecanismo que permite a rápida aquisição de aplicativos. Para isso, basta acessar a aba “Loja” do antivírus e encontrar as diversas opções que estão disponíveis para os consumidores. Há também a presença de ferramentas gratuitas e outras para testes temporários

......

Como você viu, além da interface completamente remodelada, também há uma série de outros recursos no antivírus Avast. Essas novidades são suficientes para fazer você optar pelo Avast! 2014 para proteger o seu computador? Ou você vai continuar utilizando outros softwares na sua máquina?

Cupons de desconto TecMundo: