O assunto tratado hoje é sobre Antivírus, respondendo a algumas perguntas enviadas por usuários sobre os antivírus utilizados, programas que podem ser utilizados em conjunto, dúvidas sobre arquivos em quarentena entre outras.

Ola pessoa do Baixaki, sou um de seus fãs, seguinte, eu tenho e uso o Avast, e gostaria de saber qual a maneira correta de excluir um vírus da quarentena sem que corrompa algum arquivo do Windows, melhor dizendo, quais vírus eu tenho que realmente excluir do meu pc?Aguardo resposta em breve,muito grato.

Guilherme Augusto Cagnoto

E vamos aproveitar para responder a primeira parte da dúvida do usuário Weber Duarte Mesquita: “ola bom dia, gostaria de saber o que é que eu faço com os vírus que estão na quarentena do meu antivírus o antivírus que uso é o ESET SMART SECURITY business edition, e queria tbm uma opinião sobre este antivírus e uma indicação de um antivírus melhor. obrigado....

Resposta:  O ideal seria que pudéssemos excluir todos os vírus de nosso computador, ou melhor ainda: que sua entrada já fosse sempre impossibilitada. Contudo, a quarentena funciona como uma “prisão” para o vírus, deixando ele inativo e sem a possibilidade de causar danos ao computador, não há problemas em deixar um vírus na quarentena.

Caso você deseje excluir um vírus da quarentena de forma segura, então, o que pode ser feito é o seguinte: Primeiro, analise o arquivo infectado; em seguida verifique se ele é importante para o funcionamento do Windows (como um arquivo de sistema, DLL, etc.) ou algum programa vital (também válido para programas de uso constante) em seu computador. Caso não seja, não haverá problemas ou danos causados pela exclusão dele.

Se o vírus infectou algum programa importante para o computador ou algo essencial para o bom funcionamento do Windows, a exclusão poderá causar sérios danos ao sistema e/ou perda do programa em questão. A não ser que você pretenda formatar seu computador ou reinstalar o programa em questão, é recomendado que ele não seja excluído.

Depois de alguns dias na quarenta, por vezes o antivírus recebe atualizações de database e talvez consiga tratar e excluir o vírus de forma correta (e sem arrancar tudo que ele infectou junto). Com o passar de algum tempo, você pode pedir que o antivírus efetue uma nova análise dos arquivos em quarentena e ver se ele consegue excluir o vírus ou, caso não consiga mantê-lo na quarentena.

Caso você deseje saber mais sobre quarentena, há um artigo explicando o assunto no Baixaki e pode ser acessado por este link.

Continuando, agora com a dúvida do Weber, o ESET SMART SECURITY Business Edition é um ótimo antivírus, um dos mais completos do mercado e com avaliações bem positivas. Há vários antivírus bons no mercado e para dizer se um antivírus é melhor ou pior, deve-se avaliar seu desempenho, base de dados, se é oferecida proteção em tempo real, entre outras. Há no Baixaki um artigo comparando alguns antivírus, que pode ser acessado aqui.

Ao fazer uma verificação no meu sistema com o AD-AWARE, ele localizou um arquivo do Vista Mizer no seguinte diretório: C:\\WINDOWS\VistaMizer eshacker.exe  Gostaria de saber o que ele faz, e se causa danos quais poderiam ser. Agradecido.

Herico Yvens

Resposta: O reshacker.exe ou Resource Hacker é um programa gratuito que serve para ver, modificar, renomear, adicionar, deletar e extrair recursos de arquivos e executáveis para o sistema operacional Windows trabalhando com 32 bits. Ele possui um compilador interno e funciona com o Windows desde o 95 até o XP. Ele é um dos programa que compõem o pacote interno do VistaMizer, de forma que ele possa efetuar as alterações prometidas e deixá-lo com o visual parecido com o Windows Vista.

Baixaki eu queria saber se posso usar o antivírus e o antispyware junto? Se puder responder eu agradeço.”

Kaique Cesar Ventura Mendes

Resposta: Não há problemas em utilizar um antivírus e um antispyware no mesmo computador, visto que eles tem como função caçar diferentes tipos de pragas. O que não é recomendado é instalar dois antivírus diferentes no mesmo sistema.

O antivírus se encarrega de eliminar possíveis vírus. Vírus são programas (ou estão contidos em um programa)com código malicioso que é propagado automaticamente após uma execução infectando o computador no qual foi instalado. Ele costuma inserir cópias de si mesmo se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador.

Já o antispyware se encarregará dos spywares instalados. Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador. Eles nem sempre são maliciosos, mas a melhor coisa a se fazer é sempre estar prevenido contra eles.

olá, equipe do baixaki, é um prazer entrar em contato com vocês. a minha duvida é: tem algum problema, usar o Spyware terminator com o spybot juntos? dá algum problema ou aumenta a segurança? e qual um dos dois é melhor. obrigado pela atenção.

Moises dos santos, rio de janeiro, campo grande rj.

Resposta: Caso eles não permaneçam ativados o tempo inteiro ou não estejam em constante monitoramento (proteção em tempo real) não há problema. Caso contrário, eles entrarão em conflito. O Spyware Terminator é mais fácil de configurar, funciona melhor e é mais popular entre os usuários.

É isso aí galera, por hoje é só. Espero que quem tinha dúvidas possa considerá-las 100% respondidas e se você tiver mais dúvidas sobre antivírus ou qualquer assunto relacionado à informática e tecnologia, basta mandá-las para o endereço logo abaixo.

Tira-Dúvidas

Assim que pudermos responderemos a sua dúvida aqui no Baixaki, junto com várias outras dos usuários. Participem, e até a próxima!

Cupons de desconto TecMundo: