Google Play teve o dobro de downloads da App Store em 2015, mas rende menos

1 min de leitura
Imagem de: Google Play teve o dobro de downloads da App Store em 2015, mas rende menos
Avatar do autor

A empresa de consultoria e coleta de dados App Annie divulgou o relatório de 2015 sobre o desempenho das lojas mobile de Apple e Google. No fim das contas, cada uma levou uma medalha de ouro para casa.

Em número de downloads, não tem briga: a Google Play acumulou 100% de downloads a mais que a App Store, ou seja, o dobro de jogos, ferramentas e utilitários baixados durante o ano.

Só que a App Store se sai melhor em outro gráfico. Segundo o estudo, ela rende 75% a mais em lucros do que a rival.

Tem explicação

Em 2014, as posições eram as mesmas. O Android ganhou em downloads por 60%, o que indica que a Google Play disparou neste ano. Em rendimentos, deu Apple, com diferença de 70%.

Isso significa que, em termos de sucesso em downloads, o Android é mesmo incontestável — e com motivos, já que o mercado é bem mais vasto e com um alto número de fabricantes lançando tablets e smartphones com o sistema operacional, enquanto a Apple somente aposta em si mesma. Além disso, mercados emergentes (Brasil, Índia, México e por aí vai) tendem a apresentar um "boom" no Android.

Porém, a plataforma do iOS é mais rentável normalmente porque muito do que é sem custos na rival acaba custando algo, nem que seja um US$ 0,99 quase simbólico. Além disso, países populosos e dispostos a consumir, como EUA, Japão e China, são atualmente os grandes mercados do iOS.

Qual loja você prefere, App Store ou Google Play? Comente no Fórum do TecMundo

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Google Play teve o dobro de downloads da App Store em 2015, mas rende menos