Google Play teve o dobro de downloads da App Store em 2015, mas rende menos

1 min de leitura
Imagem de: Google Play teve o dobro de downloads da App Store em 2015, mas rende menos

A empresa de consultoria e coleta de dados App Annie divulgou o relatório de 2015 sobre o desempenho das lojas mobile de Apple e Google. No fim das contas, cada uma levou uma medalha de ouro para casa.

Em número de downloads, não tem briga: a Google Play acumulou 100% de downloads a mais que a App Store, ou seja, o dobro de jogos, ferramentas e utilitários baixados durante o ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Só que a App Store se sai melhor em outro gráfico. Segundo o estudo, ela rende 75% a mais em lucros do que a rival.

Tem explicação

Em 2014, as posições eram as mesmas. O Android ganhou em downloads por 60%, o que indica que a Google Play disparou neste ano. Em rendimentos, deu Apple, com diferença de 70%.

Isso significa que, em termos de sucesso em downloads, o Android é mesmo incontestável — e com motivos, já que o mercado é bem mais vasto e com um alto número de fabricantes lançando tablets e smartphones com o sistema operacional, enquanto a Apple somente aposta em si mesma. Além disso, mercados emergentes (Brasil, Índia, México e por aí vai) tendem a apresentar um "boom" no Android.

Porém, a plataforma do iOS é mais rentável normalmente porque muito do que é sem custos na rival acaba custando algo, nem que seja um US$ 0,99 quase simbólico. Além disso, países populosos e dispostos a consumir, como EUA, Japão e China, são atualmente os grandes mercados do iOS.

Qual loja você prefere, App Store ou Google Play? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.