Sem root: como exibir a taxa de FPS em jogos no seu smartphone Android

3 min de leitura
Imagem de: Sem root: como exibir a taxa de FPS em jogos no seu smartphone Android
Imagem: Digital Trends

Se você gosta de jogar no PC, é bem provável que já tenha ao menos ouvido falar do termo FPS. Trata-se da sigla para frames per second (ou frames por segundo), ou seja, a quantidade de quadros que estão sendo “impressos” na tela a cada segundo. Quanto maior for essa métrica, mais suave será a aparência do vídeo; um FPS muito baixo é o responsável pelo odiado efeito “lag”, quando a imagem parece travada e atrasada.

Nos computadores, é extremamente comum a utilização de softwares específicos (como o Fraps) para a exibição em tempo real da taxa de FPS ao mesmo tempo que você estiver jogando. Com o auxílio desses programas, a contagem de quadros é geralmente posicionada em cima do vídeo, em um dos quatro cantos da tela. O número ideal de frames por segundo para que o jogador tenha uma boa experiência é de 60 fps.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que muita gente não sabe é que há uma maneira razoavelmente simples de exibir a taxa de quadros em seu smartphone equipado com Android – com isso, você consegue ter uma métrica confiável da capacidade de seu dispositivo para rodar títulos pesados. O método que ensinaremos neste artigo (usando um app gratuito chamado GameBench) não exige permissões de root, e, de quebra, fornece também várias outras estatísticas de sua jogatina – como uso da CPU e da memória RAM.

Instalação e configuração

Primeiramente, clique neste link para baixar o GameBench gratuitamente para seu smartphone Android. Ele é compatível com a versão 4.1 Jelly Bean ou superior do sistema operacional. Ao entrar no app pela primeira vez, ele vai pedir que você ative a depuração USB de seu gadget. Para fazer isso, é preciso antes de tudo ligar o Modo de Desenvolvedor (abrindo a janela de configurações, indo até o setor “Sobre o telefone” e tocando múltiplas vezes em “Número da versão”). Em seguida, dentro das opções de desenvolvimento de seu smartphone, simplesmente ligue o botão referente ao recurso.

O aplicativo pedirá para que você continue o processo de instalação através de seu computador. Em um PC equipado com Windows, clique neste link para baixar o Universal Driver Installer (ADB), componente necessário para o correto funcionamento do programa. Instale-o na sua máquina. Basta dar dois cliques no arquivo executável, e, quando for confrontado pela seguinte tela, digitar “Y” seguido de Enter duas vezes, para permitir a instalação do pacote.

Em seguida, clique aqui para fazer download do cliente do GameBench para PC. Certifique-se de que seu smartphone esteja conectado ao computador via cabo USB e execute o programa. Se você seguiu os passos corretamente, o software deverá exibir a mensagem “GameBench Service started successfuly on device!”, indicando que a configuração foi concluída com sucesso. Lembre-se: você precisará passar pelo mesmo processo (ligar o celular no PC e executar o cliente para dar início ao serviço) sempre que reiniciar o dispositivo móvel.

Você já pode retirar o cabo USB do smartphone. Abra o GameBench para conhecer sua interface. Seu painel estará vazio, sendo preciso tocar no botão “Add” para adicionar os jogos cujas estatísticas você queira extrair. Simplesmente selecione todos os títulos desejados a partir da lista de apps instalados no celular. O que faremos aqui é rodar o game desejado dentro de uma sandbox do GameBench, para que ele possa fazer uma análise profunda de tudo o que está acontecendo durante sua execução. Para iniciar um jogo, toque em “Play”.

Jogue normalmente e, quando se cansar, toque no botão “Stop”, posicionado na região esquerda da tela. O game se fecha, e você pode visualizar o log de estatísticas extraídas pelo GameBench. O software mostra uma série de dados, como porcentagem do poder de processamento da CPU e GPU utilizada e quantidade de memória RAM alocada. Indo para a segunda aba (“Performance”), conseguimos visualizar um gráfico que indica flutuações na taxa de FPS durante toda a jogatina, com direito à exibição de alguns quadros de exemplo.

Caso queira visualizar a taxa de frames em tempo real enquanto joga algum título, entre na janela de configurações do GameBench (“Settings”) e ative a opção “FPS Overlay”. É possível escolher em qual canto da tela a contagem será exibida: superior ou inferior, direito ou esquerdo. Vale a pena ressaltar que os desenvolvedores do aplicativo não garantem seu correto funcionamento na ROM CyanogenMod 12, que é misteriosamente incompatível com o software.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.