Android: como controlar o acesso de apps à internet e economizar banda

1 min de leitura
Imagem de: Android: como controlar o acesso de apps à internet e economizar banda
Imagem: Pexels

Contratou um plano 3G limitado? E como você controla o uso de banda por parte de seus aplicativos? Pois saiba que o gerenciamento do plano de internet pode ser feito rápida e facilmente por meio de um serviço gratuito e que dispensa, ainda, as permissões de superusuário fornecidas pelo processo de root.

Bloquear o acesso à rede por parte de apps e acelerar, assim, sua conexão é outra das funções executadas por NetGuard. Faça o download da ferramenta via Google Play e escolha os aplicativos que deverão acessar tanto redes WiFi públicas ou privadas quanto os dados móveis do dispositivo. Veja como é fácil controlar as conexões de seu celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Baixe o aplicativo e conceda permissões

O download gratuito de NetGuard pode ser feito via Google Play (acesse a página da loja online aqui). Além das permissões de instalação tradicionalmente solicitadas por novos aplicativos, o serviço pede também o acesso a uma Rede Particular Virtual (VPN) para que a monitoração do tráfego de internet possa ser feita.

Clique, portanto, em “OK” para ambas as telas (permissões de instalação e solicitação de acesso à VPN) e aguarde a exibição do ícone de chave na barra de notificações rápidas do aparelho – esse símbolo será mostrado sempre que a VPN for ativada. Feito isso, passe então para a etapa de gerenciamento de apps.

Gerencie os apps que podem acessar a internet

Acesse a interface principal de NetGuard e toque sobre os três pontos localizados à direita do canto superior da tela e acesse o campo "Settings". Em seguida, certifique-se de ativar a opção “Block roaming by default”; mantenha os comandos “Block Wi-Fi by default”, Block mobile by default” e “Default allow when screen is on” desativados para que o gerenciamento de acesso à internet e a dados móveis possa ser feito manualmente.

Retorne à primeira tela da ferramenta e ligue a chave seletora de NetGuard para ativar as ações de gerenciamento. Toque, então, sobre o ícone de WiFi para bloquear o acesso do aplicativo selecionado à internet via redes públicas ou privadas; o botão que representa o indicador da intensidade de sinal interrompe a conexão do app aos dados móveis do aparelho.

...

Qual plano 3G você possui? Como o gerenciamento do uso de dados móveis é feito? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.