Desabilitar aplicativos que rodam em segundo plano ou eliminar malwares às custas de antivírus são algumas das mais práticas soluções aos problemas de alto consumo de bateria (veja mais aqui). Uma rotina “sustentável” pode fazer também com que celulares suportem um dia inteiro de uso moderado. Mas como você tem feito a recarga de seu smartphone?

Neste artigo, vamos aprender a monitorar a forma como a bateria de seu smartphone ou tablet Android é abastecida quando diferentes fontes de energia são usadas. Qual é a diferença entre um carregador original e pirata? Quão mais rápida é a recarga feita através da tomada quando comparada a uma conexão USB?

Descubra o modo mais eficaz de reabastecer sua bateria e avalie o desempenho de componentes como cabos e carregadores alternativos por meio de um aplicativo gratuito para Android.

Baixe o app

Atenção: cada aparelho possui um mecanismo específico de recarga e conta, ainda, com uma bateria mais ou menos parruda. Alguns dispositivos, inclusive, são compatíveis com sistemas que possibilitam uma recarga inteligente (como com o Qualcomm Quick Charger 2.0, por exemplo). Os resultados exibidos por Ampere, portanto, fazem referência apenas ao seu celular.

Original vs Pirata

Uma vez instalado o aplicativo, o monitoramento dos processos de recarga pode passar então a ser feito. As informações referentes ao seu sistema são todas listadas a partir da tela inicial de Ampere – status, conexão junto de entrada USB ou tomada, porcentagem atual de carga e modelo do celular são alguns dos dados mostrados.

Avaliar a performance de um cabo ou carregador falso ou original é fácil: basta conectar os componentes que devem ser analisados e comparar os resultados exibidos pela demonstração da amperagem (número que aparece ao centro da tela) em Ampere.

Tomada vs USB

O mesmo método pode ser aplicado para a avaliação da performance da recarga quando feita através de cabo USB ou via tomada (consulte a opção "Plugged" e confira as diferenças de amperagem entre interfaces alternativas de energia).

Para descobrir se seu acessório está funcionando adequadamente, faça uma busca junto do site da fabricante e consulte o modelo e desempenho oficiais dos componentes listados pela empresa.

Veja a fonte de energia na qual o celular está conectado em "Plugged".

A intensidade da corrente elétrica está muito baixa? Então vá a uma assistência autorizada e faça a troca de seu cabo ou carregador.

Não está funcionando?

Pode ser que a versão de seu Android ou modelo de celular não permita o correto funcionamento do aplicativo Ampere. Se a amperagem não está sendo exibida pelo app durante o processo de carregamento, acesse as configurações do serviço, vá em "Basic settings" e habilite a opção “Old measurement method”.

Monitore o consumo de bateria

Acompanhar a quantidade de energia consumida por seu smartphone é também possível. Acesse a opção “Configurações” por meio do ícone de engrenagem e, novamente em "Basic settings", habilite o modo “Enhance measurement”. Esse comando vai fornecer dados acerca da corrente elétrica consumida durante o estado de “não carregamento”.

 ...

Você usa cabo e carregador originais em seu celular? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: