5 maneiras de economizar a bateria do seu celular [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: 5 maneiras de economizar a bateria do seu celular [vídeo]

Você pode até nem ficar com joguinhos abertos o dia inteiro, ligar sempre o GPS ou rodar programas pesados. Porém, não adianta: chega o fim do dia e lá está o seu smartphone Android com a bateria no limite, pedindo para ser recarregado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

É difícil achar um smartphone que realmente se destaque por apresentar uma bateria com duração fora do comum, mas não ache que esse caso não tem esperança: é possível seguir algumas dicas quentes de configurações básicas e atalhos que podem garantir mais algumas horas de energia ao seu dispositivo.

Confira abaixo:

Desative o que não estiver em uso

Algumas funções essenciais para o seu smartphone não precisam ficar ligadas a todo o momento — e, sim, estamos falando de WiFi, Bluetooth, redes móveis e GPS. Se você não estiver usando nenhuma, o ideal é desligar cada uma ou, caso a bateria esteja em níveis críticos e você não vá receber ligações ou usar qualquer tipo de sinal, colocar em “modo Avião”. Faça isso nos atalhos da barra de notificações ou no menu “Configurar” do Android.

Feche apps em segundo plano

Uma ação bastante comum no fim do dia é você notar que vários apps abertos por você horas antes continuaram lá, funcionando em segundo plano e consumindo bateria. Por isso, confira sempre a tela “Recentes” do Android e elimine o que puder. Tradicionalmente, ela fica no botão virtual em forma de quadrado na parte inferior do seu aparelho.

Veja o que mais consome

Novamente, a configuração é nas configurações do Android. Vá em “Bateria” e analise quais os apps instalados que mais comem energia no momento — eles estão indicados por porcentagem de consumo. Se algum deles exagera no consumo e não é tão útil pra você, desinstale ou procure um substituto mais econômico.

Brilho

Para fazer a sua tela ficar bem visível, às vezes o consumo de bateria é intenso. Por isso, ajuste sempre o brilho da tela para uma opção menos intensa para economizar, especialmente se você estiver em ambientes com boa iluminação. Além disso, desative a opção de brilho adaptável ou automático (o nome varia de acordo com o modelo de celular) nas configurações de “Tela” do Android.

Apps especializados

Quando bate a preguiça ou você sente que precisa de ajuda adicional, uma boa ideia é aproveitar essa dica: alguns apps especializados ajudam a monitorar do consumo e fecham programas e tarefas pra você. O Juice Defender faz o trabalho sujo de forma eficiente e tem versões paga e gratuita. O DU Battery Saver é um dos mais populares e também economiza. Para aparelhos com processador Snapdragon, o BatteryGuru é bastante indicado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.