Os botões físicos estão com os dias contados. Nos últimos tempos, diversos smartphones estão saindo das fábricas já equipados com tecnologias que permite ao usuário ligar e desligar o display usando nada além de gestos com as mãos. Quem ficou muito famoso por usar esse truque foi o Moto X, dispositivo top de linha da Motorola.

Porém, embora muitos não saibam, é perfeitamente possível – e fácil – emular esse mesmo recurso em qualquer smartphone que seja com o Android 2.2 Froyo ou superior. Sim, até mesmo aquele seu celular pré-histórico pode ganhar uma tecnologia inovadora, mesmo se ele não tiver passado pelo processo de root.

Para o seguinte tutorial, utilizaremos um aplicativo gratuito chamado Wake On Gesture. Totalmente gratuito, ele pode ser baixado diretamente através da Google Play (sendo então um método mais confiável do que softwares distribuídos por terceiros) e é um dos programas mais eficientes do gênero que você pode usar em seu gadget. Confira as instruções abaixo e divirta-se.

Instruções de uso

Primeiramente, clique aqui para baixar o Wake On Gesture no seu aparelho – como citamos anteriormente, ele é compatível com qualquer smartphone que possua ao menos a versão 2.2 do sistema operacional Android. Perceba que será necessário conceder permissões de administrador ao aplicativo; quando questionado, simplesmente toque no botão “Ativar”.

Em seguida, execute o software. Antes de tudo, toque no ícone de “reprodução”, localizado no canto superior direito da tela. As três primeiras caixas de seleção ativam e desativam, respectivamente, as funcionalidades do aplicativo, a sua notificação (que lhe permite ligá-lo e desligá-lo rapidamente) e a operação através de root. Mantenha a primeira caixa marcada. Ative a segunda apenas se você desejar; ignore a terceira.

Agora temos o campo “Mode”, no qual você pode escolher três opções distintas. Selecionando “Pocket”, seu aparelho será ligado automaticamente sempre que ele for retirado de seu bolso. Escolhendo “Multi Wave”, a função de ligar por gestos é ativada; você pode inclusive especificar o número de vezes que você precisa balançar a mão na frente do aparelho para ligá-lo (“Number of Waves”) e ajustar o intervalo em milissegundos entre os gestos para que eles sejam considerados válidos (“Max delay between waves”).

Por fim, ao escolher a opção “Flip Cover”, a tela do aparelho apagará ao ser coberta e acenderá ao ser descoberta. Esse recurso é bacana para quem usa cases com proteção frontal, emulando assim uma Smart Cover do iPad em seu dispositivo Android. Aqui também é possível ajustar a sensibilidade e proximidade do sensor (“Sensor Threshold” e “Current Proximity Sensor Value”).

Como desinstalar?

Ao tentar desinstalar o Wake On Gesture por métodos tradicionais, você perceberá que o sistema operacional não permitirá a sua remoção. Isso acontece porque, anteriormente, nós concedemos privilégios de administrador ao aplicativo, impedindo que ele seja “separado” do Android. Sendo assim, para tirá-lo do seu smartphone, é necessário primeiramente desativar as permissões de administrador.

Para isso, entre na janela de configurações do seu gadget e procure pela seção “Segurança”. Dentro dela, você encontrará a opção “Administradores do dispositivo” (ou “Device Administrators”, caso você esteja usando o sistema em inglês). Desative as permissões do Wake On Gesture e, em seguida, desinstale-o normalmente da forma que você estiver acostumado.

Cupons de desconto TecMundo: